31 AGO 2017
13ª Festa do Agricultor
O domingo (27), ficará marcado no calendário de eventos do Município.
Os mais de mil visitantes e membros da comunidade que participaram da 13ª Festa do Agricultor, na localidade Sítio Vasconcelos, comemoraram os resultados após o dia de alegria, confraternização, comercialização de produtos e a valorização da cultura agrícola.
A Festividade, promovida pelo Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Agricultura, Indústria e Comércio, e Educação, Cultura e Desporto, com o apoio das Comunidades Rurais, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), do Sincitado Rural, Emater e Embrapa, não era realizada desde 2012.
O evento foi sucesso de público e reuniu a comunidade, lideranças e autoridades em torno de uma programação diversa que contou com a participação de agricultores, artesãs,  instituições parceiras e artistas locais.
O dia de temperatura agradável contribuiu com a presença do público que prestigiou a Festa.  Segundo o Secretário da Comunidade, Gilnei Vasconcelos, “a expectativa de vendas foi superada, a comunidade está em festa e entusiasmada para que hajam ainda mais eventos como este. Somos gratos pelo apoio e comprometimento da Prefeitura junto aos agricultores, produtores locais e a nossa comunidade. ”
O resultado da comercialização dos produtos oferecidos,  como exemplo o churrasco do almoço, foi comemorada tanto pelos produtores quanto por quem visitou o evento. Cerca de 400 kg de carne do ovelha foram vendidos, a R$ 22,00 o quilo, também 80 kg de salada de maionese, além de dos produtos coloniais e artesanato.
Para o Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Claudionor de Almeida, “nosso projeto de gestão é voltado a valorização da agricultura. Com apoio e incentivo do Prefeito e da Vice as dificuldades foram enfrentadas e realizamos a Festa mesmo com escassos recursos. Agora é muito gratificante comemorar esses resultados, além de confraternizar com a comunidade e os visitantes.”
O Prefeito Mauro Nolasco,  comprometido com o setor, destacou a importância de planejar e elaborar, junto aos representantes da área e instituições parceiras, o Plano Anual de Agricultura para o Município. “Buscamos a geração de emprego, renda e o fortalecimento da cultura agrícola. Tenho a convicção de que estamos juntos e estaremos em outros tantos momentos como este, comemorando conquistas e colhendo resultados,” concluiu.
O Chefe-Geral da Embrapa Clima Temperado, Clênio Pillon, fez questão de prestigiar o evento com a família e colegas. Na oportunidade, Pillon ressaltou o quanto a agricultura é fundamental para o desenvolvimento do país e da economia. “Somos parceiros em iniciativas como esta e é  muito bom ver a frente do município um Prefeito como o Mauro, comprometido, que está presente na zona rural e ao lado da comunidade .”
A programação contou com apresentações artísticas e culturais. A Festa se estendeu até a noite, com baile animado pelo Grupo Tá que Tá.