10 AGO 2017
Convênio entre a Prefeitura e o Instituto Histórico e Geográfico de Capão do Leão permite q a comunidade tenha acesso ao acervo histórico do município
Após cinco anos fechado ao público, desde a inauguração em 2012, o Instituto Histórico e Geográfico de Capão do Leão está aberto à comunidade. A iniciativa da administração visa contribuir com o resgate da história e leva ainda mais conhecimento aos estudantes da rede de ensino.
Na manhã desta quarta-feira (9), a assinatura do termo de colaboração entre a Prefeitura e a Instituição garante que a população tenha acesso ao acervo de livros que relatam a história do município. A parceria inclui o atendimento ao público no local e palestras realizadas pelos membros do Instituto aos alunos dos quartos e quintos anos da rede municipal de ensino.
Segundo o prefeito Mauro Nolasco, “este é um primeiro passo para que possamos ter um Instituto fortalecido e pujante, cumprindo com a função de distribuir conhecimento. Estou emocionado, pois sabemos o quanto é importante resgatar o passado e valorizar a nossa história para projetar um futuro melhor”.
O circuito de palestras está voltado aos aspectos sociais da história. As palestras iniciaram nas Escolas Barão de Arroio Grande, Comunitária Parque Fragata e Dona Gabriela Gastal. As próximas agendadas são Barão de Santo Ângelo, Pref. Elberto Madruga e Cel. Luiz Raphael de Oliveira Sampaio, localizada na zora rural, no distrito do Pavão.
O presidente do Instituto, Jesus Madeira, enalteceu a iniciativa do Governo Municipal: “Em um mês de conversa com a Prefeitura foi possível retomar as atividades e abrir as portas para a comunidade. Buscamos valorizar a nossa identidade e memória, afinal, temos uma trajetória construída por cidadãos que lutaram pelo reconhecimento e valorização da localidade, muitos antes da emancipação.”
O Instituto Histórico e Geográfico de Capão do Leão, localizado na Av. Narciso Silva, 2131, abrirá às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30.
Na ocasião, estiveram presentes vereadores, membros do Instituto, representantes do Governo municipal e da comunidade.