11 JUL 2017
Cidadania e Assistência Social – Conferência promove debate sobre garantia de direitos e o fortalecimento de políticas públicas

Usuários, entidades e gestores estiveram reunidos, quinta-feira (06), na sede do Sindicato dos Municipários participando da 7ª Conferência de Cidadania e Assistência Social do Capão do Leão.

A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e o Conselho da Assistência Social, teve como tema central a garantia dos direitos no fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

O encontro, foi um momento de interlocução entre o poder público e a sociedade civil. Um espaço democrático onde os mais de 150 participantes dialogaram, ouviram propostas e apresentaram sugestões para o fortalecimento da política de assistência social no município.

Segundo a Secretária Mariglei Argiles, “ com o compromisso de garantir serviços e os direitos dos cidadãos trabalhamos o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Neste sentido, promovemos a Conferência com um espaço fundamental para planejar, discutir e avaliar nossas ações”.

Na ocasião, foram debatidos eixos relacionados a proteção social; a gestão democrática e controle social; o acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e garantias de direitos socioassistenciais; a legislação como instrumento para gestão, bem como demais questões relacionadas aos serviços desenvolvidos pela Secretaria, através da Casa da Criança e do Adolescente (CCA), do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Participaram da abertura do evento a vice-prefeita, Gilceane Baldassari, a Secretária de Cidadania e Assistência Social, Mariglei Argiles, o presidente da Câmara, Emerson Britto, a presidente do Conselho Municipal, Zeneida Ferreira Mota e Maria Lopes Rodrigues, membro do Conselho Estadual de Assistência Social.

No turno da manhã, após a leitura e aprovação do regimento da Conferência, os participantes assistiram a apresentação musical de Natália Gonçalves, Kelisson Domingues e Lucas, jovens que fazem parte de projetos de música voltados à crianças, jovens e idosos. Após, a convidada, Maria Lopes Rodrigues, realizou a palestra inicial, seguida pela apresentação da Secretaria, Mariglei Argiles.

A tarde as atividades seguiram com discussões entre os grupos de trabalho. Na plenária final 13o delegados credenciados definiram deliberações para o município, Estado e União.

No credenciamento os participantes receberam bolsas com materiais de apoio incluindo a programação, bloco de notas, fichas de avaliação do evento, caneta e camiseta. Para Mariglei, “a dedicação, apoio e empenho da equipe da Secretaria foi fundamental para a realização do evento. Comemoramos o resultado quando vemos o número expressivo de participantes e as contribuições diante dos desafios. Estamos motivados para seguir lutando por melhorias na área da Assistência Social”.