As pesquisas, realizadas junto aos usuários do Pronto Atendimento do Capão do Leão, revelam resultados positivos a cada bimestre. Entre os meses de maio e junho a avaliação dos setores de enfermagem e recepção alcançaram índices acima de 80% de aprovação.
Os pacientes da Unidade de Saúde avaliaram, por meio de formulários disponibilizados na recepção, sua experiência com o uso do sistema e a qualidade dos serviços de recepção, atendimento dos médicos, equipe de enfermagem e higienização. Para cada item relacionado a determinada área ou setor os usuários podem optar entre os conceitos de bom, regular ou ruim. A pesquisa é espontânea. Segundo a enfermeira Daiane Demarco, responsável técnica pelo Pronto Atendimento, “os resultados revelam a aprovação desta proposta da Gestão. Nosso diferencial é o acolhimento, pois o atendimento humanizado é voltado ao cuidado do paciente, além da avaliação médica e da enfermidade. “
Neste sentido, vale destacar que todo o cidadão que procura os serviços do Pronto Atendimento é acolhido. Até o ano passado, em média, eram registrados cerca de 1,8 mil atendimentos mensais, 60 por dia. Atualmente, são mais de 4 mil por mês e, diariamente, em torno de 100 pacientes.
Para o Secretário Jaques Boeno, “ampliamos significativamente os atendimentos, qualificamos os serviços e estamos consolidando a nossa proposta de humanizar a saúde no município. Contamos com uma equipe comprometida, que dedica-se ao trabalho e nos apóia. Os desafios são muitos, mas com os resultados destas pesquisas e o retorno dos usuários, vamos seguir buscando o melhor para a comunidade leonense”.
No último levantamento, foram respondidos 153 formulários, 86 com comentários. Cabe ressaltar os resultados comparativos entre os últimos bimestres:
Março/Abril Bom Regular Ruim
Recepção 82% 8% 10%
Médico 75% 12% 13%
Enfermagem 81% 13% 6%
Higienização 65% 15% 20%
Maio/Junho Bom Regular Ruim
Recepção 69% 15% 16%
Médico 70% 18% 12%
Enfermagem 77% 9% 14%
Higienização 63% 14% 23%