15 JUN 2017
Programa “Sorrindo para o Futuro” – Iniciativa do Governo leva ações para a saúde bucal das crianças

O Programa “Sorrindo Para o Futuro” é uma parceria entre a Prefeitura e o Sesc que conta com a atuação de profissionais da saúde no acompanhamento odontológico para os alunos da rede municipal.

O objetivo é promover a escovação correta e melhorar os hábitos de higiene bucal. Durante o Programa é realizada a avaliação odontológica. Também são distribuídos kits compostos por escova de dentes, pasta, fio dental, cartilhas e materiais educativos. Quando identificada a necessidade do atendimento especializado, as crianças são encaminhadas ao Posto de Saúde. Além disso, os alunos serão pesados e medidos para o acompanhamento nutricional.

Nesta quarta-feira (14), a equipe da Secretaria de Saúde deu início as primeiras atividades. Na ocasião, foram atendidos mais de 40 alunos da Escola Bem Me Quer, no Parque Fragata.

As próximas ações serão nas Escolas Dª Alaide Teixeira Victoria, Girassol e Alvaro Berchon, localizada no Passo das Pedras de Baixo, zona rural. A expectativa é de que no município sejam beneficiadas mais de 800 crianças.

Para o Secretário de Saúde, Jaques Boeno, “esta é mais uma conquista para a comunidade. São ações preventivas que contribuem com a saúde das nossas crianças. Com este programa incentivamos a conscientização e os bons hábitos de higiene, desde a primeira infância.”

Na implantação do Programa no município, vale destacar o empenho do Coordenador de Vigilância Sanitária, Marcio Souza Soares. Segundo o Coordenador do Programa do Sesc, em Pelotas, Roberto Simch, “desde 2014 o Sesc buscava, sem sucesso, desenvolver a parceria no Capão do Leão. O contato com o Marcio foi o início do diálogo com a administração. Agora é dar continuidade ao atendimento e contribuir para que os sorrisos das crianças leoneses sejam mais saudáveis.”

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, é coordenado pela dentista Deise Silva. Que conta com a equipe formada pela nutricionista Fernanda, a técnica em enfermagem, Vanessa Fonseca, e a representante técnica do Sesc, Luciane.