09 JUN 2017
Educação Fiscal nas escolas – Secretaria de Finanças dá início ao Programa que leva informação sobre a aplicação dos recursos públicos

Com o objetivo de incentivar a participação da comunidade no acompanhamento efetivo da aplicação dos recursos públicos, a Secretaria de Finanças deu início as ações do Programa de Educação Fiscal (PEF), junto aos alunos da rede municipal.

A proposta visa estimular a emissão da nota fiscal, informando para que servem os impostos pagos, os recursos gerados e a aplicação dessas verbas.

Segundo o secretário, Jerri Madruga, “além da obrigação de prestar contas sobre o orçamento, temos o compromisso de dar transparência ao uso do dinheiro público. Neste sentido, o PEF contribui para informar o cidadão sobre a importância de solicitar a nota fiscal a cada compra de produtos ou contratação de serviços. Esta é uma das ferramentas que o contribuinte tem para cobrar seus direitos e acompanhar a aplicação dos recursos em projetos de melhorias à comunidade ”.

Sobre a realização do projeto, o Secretário ressalta que só foi possível com a ação e dedicação da equipe das Finanças, bem como com o apoio das diretoras e coordenadoras das escolas.

As atividades de Educação Fiscal são desenvolvidas de acordo com a faixa etária dos alunos. Os encontros incluem a apresentação do Programa, a exibição de um vídeo educativo (desenho animado) ou a distribuição de materiais impressos, como jogos e desenhos para colorir.