07 JUN 2017
Meio ambiente – data marca início de ações voltadas à preservação do meio ambiente, no município

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente tiveram início com o plantio de um ipê amarelo, realizado na segunda- feira (05), pela vice-prefeita, Gil Baldassari e a bióloga Verônica Hammes Garcia, representando a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente.

A atividade, realizada na Praça João Gomes, contou com a participação dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Dona Alaíde Teixeira Victória.

Na ocasião, Verônica Garcia, lançou o projeto “Consumo consciente: acenda esta idéia” desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente, visando estimular a redução do consumo de energia e água nas escolas da rede municipal de ensino.

A proposta, voltada à preservação do meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida da comunidade, tem como objetivo contribuir com a formação dos alunos como cidadãos conscientes diante do consumo dos recursos naturais, evitando o desperdício. O projeto pretende abranger além dos alunos, as famílias e a comunidade em geral.

As ações, que iniciaram no dia 05 de junho, se estenderão até o próximo Dia Mundial do Meio Ambiente, em 2018. As atividades serão desenvolvidas ao longo do ano letivo. A cada bimestre o nível de redução do consumo de cada escola, por meio das contas de energia elétrica e água, determinará o “ranking de consumo”.

Segundo a Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Natália Simões, ao final do projeto, as escolas com maior comprovação de engajamento e participação receberão um prêmio destinado à melhoria da estrutura da escola. O prêmio será definido de comum acordo com a escola conforme necessidades verificadas por esta e pela equipe técnica do projeto.