09 ABR 2019
AZONASUL – Prefeitos participam de Marcha

Começou ontem (8), e segue até a quinta-feira, o maior evento municipalista do Brasil, a 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Mais de cinco mil líderes de todo o país estão inscritos, sendo 14 gestores públicos integrantes da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).

“A discussão de diferentes pautas que incidem diretamente nas administrações dos municípios é relevante para as nossas gestões. Além disso, estarão em pauta questões sobre reformas estruturantes e transitórias, temas que vão mudar a relação federativa, e ajudar os prefeitos a administrarem os seus municípios”, afirma o presidente da Azonasul, Mauro Nolasco (PT), prefeito de Capão do Leão, que vai coordenar o grupo regional durante agendas paralelas na Capital Federal.

Nolasco ressalta que uma das principais discussões da marcha é pelo novo pacto federativo. “Há um grande intenção do governo em mudar essa injusta distribuição dos recursos. Assim como o executivo, o parlamento também é favorável. É no município que o cidadão mora, trabalha e produz e com atual pirâmide de recursos, são os que menos recebem. Assim fica inviável promover políticas públicas que atendam aos anseios da população”.

Evento

Promovido anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o evento é tradicionalmente realizado em maio, porém, este ano a Marcha foi antecipada para abril, para coincidir com os 100 dias de mandato do chefe do Executivo Federal, Jair Bolsonaro, que confirmou presença ao lado dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia e do Senado, Davi Alcolumbre além do Presidente do STF, ministro Dias Tofolli. Também contará com os parlamentares das duas casas.

Serão feitos ciclos de palestras, debates, workshop das diferentes áreas da administração pública. A ideia é conectar gestores públicos municipais com os parlamentares, judiciário e o terceiro setor.

Região

Mobilizados através da locação de veículo para os deslocamentos em grupo, os prefeitos da Zona Sul acompanharão o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão da Duplicação da BR-116, que será realizado nesta quarta-feira, dia 10, a partir das 14h no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Liderada pelo deputado federal Afonso Hamm (PP), a organização parlamentar tem como foco sensibilizar o governo federal da relevância da rodovia e assegurar que os recursos necessários para a conclusão das obras sejam alocados. Até o momento estão garantid os na Lei de Orçamento Anual (LOA) de 2019 R$ 101 milhões para a BR-116, que se somam aos R$ 60 milhões de restos a pagar. No entanto, Hamm afirma que será necessária a suplementação de R$ 70 milhões para atender cronograma do Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Exército Brasileiro.

Fonte: Azonasul

Ascom – Kariza Barros