01 MAR 2019
Prefeitura promove mobilização em apoio a luta antimanicomial

A Prefeitura de Capão do Leão promoveu um grande ato em apoio ao Movimento da Luta Antimanicomial, pelos direitos das pessoas com sofrimento mental e combate à ideia preconceituosa de isolamento.

A ação alusiva ao tratamento em liberdade e contra os retrocessos na saúde mental recebeu apoio e reconhecimento regional.

Ao longo da tarde, a mobilização contou com a participação de representantes da coordenadora Estadual da Saúde Mental, Inês Soria Marques, da 3ª Coordenadoria de Saúde, também as representantes do coletivo de mulheres que ouvem vozes, Liamara Ubeci e Roberta Machado, Ivan Lopes, da Associação dos Usuários de Saúde Mental de Pelotas e Larissa Agnol da Silva, representante do Fórum Gaúcho de Saúde Mental.

Na abertura o prefeito Mauro Nolasco destacou a importância do evento e de somar esforços na luta contra os retrocessos e a perda de inúmeros direitos, como exemplo a reforma da previdência, propostas do Governo Federal.

Acompanharam o ato os vereadores César Domingues, Glei Rodales, o Secretário de Saúde, Wolke Rodrigues, a diretora do CAPS Casa Vida, Richele Matheus, a presidente do Conselho de Saúde, Isabel Chagas, e demais membros do Governo.

A tarde contou com a apresentação “Manicômios Nunca Mais”, realizada pelo Fórum Gaúcho de Saúde Mental e Cia. de Teatro Vida, além dos alunos de dança do ventre, do Centro de Referência da Juventude, coordenados pela professora Lorem Dias. Também participaram da programação os residentes em Saúde Mental de São Lourenço do Sul.