22 FEV 2018
Em audiência na Assembléia Legislativa, prefeito Mauro Nolasco, representa a região como Vice-presidente da Azonasul

Nesta quinta-feira (22), o prefeito Mauro Nolasco, como vice-presidente da Azonasul, cumpriu agenda na Assembléia Legislativa, em reunião proposta pelo Deputado Zé Nunes (PT), para discutir estratégias que amenizem os prejuízos causados pela estiagem na Zona Sul.

A reunião, junto a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo contou com a presença de representantes da Emater, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Fetag, Embrapa, CREA, MST e Sicredi, além do Executivo e Legislativo.

Durante o encontro, governantes dos municípios mais atingidos expuseram as enormes dificuldades que estão sendo enfrentadas pelos produtores, com problemas de baixa produtividade e perdas de lavouras, além da falta de abastecimento d’água para o consumo e para os animais.

Técnicos da Emater relataram a situação até o momento, manifestando a preocupação visto que o quadro poderá se agravar de acordo com as previsões do clima seco.

Ao final, as lideranças presentes definiram que, após a homologação, por parte do Estado, dos decretos de emergência de municípios – ainda sob análise na Defesa Civil – será organizada uma pauta, unificada, na busca de alternativas viáveis aos produtores.

Após a reunião, a Comissão de Agricultura propôs ao Governo Estadual assumir a pauta das reivindicações para negociar junto à União.

A Emater ainda deverá disponibilizar os laudos dos prejuízos contabilizados em cada município, para que o material sirva como base para análise e reivindicações.

Dentre as solicitações a serem negociadas com Governos Estadual e Federal, estão pedidos de auxílio a famílias com maiores dificuldades, liberação de recursos a fundo perdido, recursos para aquisição de diesel para as Prefeituras, abertura de mais poços artesianos, bem como possibilidade de anistia de parcelas de financiamentos às propriedades rurais.

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo é presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP).