22 FEV 2018
Agricultores do Município são contemplados com recursos para projetos de irrigação

Na manhã de quarta-feira (23), um grupo de agricultores do Capão do Leão estiveram presentes na Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio para a assinatura dos contratos que destinam verbas para aquisição de material para projetos de irrigação.

Os beneficiados receberão os recursos por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Os projetos irão viabilizar a irrigação de pastagens para a produção de leite, lavouras para o autoconsumo, além de olerícolas (hortaliças e frutos diversos) para fornecimento à merenda escolar.

No ato estiveram presentes, o Prefeito Mauro Nolasco, a vice, Gilciane Baldassari, o Secretário da Agricultura, Indústria e Comércio, Claudionor Almeida, de Governo, Cristoni Costa, da Cidadania e Assistência Social, Mariglei Argiles e o presidente do Sindicato Rural, José Roberto Britto Sedrez.

A assinatura dos contratos do Feaper junto aos agricultores e agricultoras contou com a participação da Chefe do Escritório Municipal da Emater, Cristina Costa Schrammn, o Tec. Agr. e Extensionista Rural, Edenilson de Oliveira e a Aux. Adm.. Lisiane Pereira Cunha.

Na oportunidade, o extensionista Edenilson de Oliveira ressaltou a importância deste projeto que, pela primeira vez, contempla leonenses com recursos voltados à irrigação. “Principalmente no momento emergencial, pelas perdas que estamos tendo com a falta de chuvas”, concluiu.

O Secretário, Claudionor de Almeida, informou as perdas com a falta d’água na produção do leite, soja, milho e demais culturas atingidas pelas condições climáticas. “Por esta razão os projetos de irrigação são fundamentais para evitar que a produção agrícola fique comprometida a cada período de seca”, disse o Secretário.

O prefeito Mauro Nolasco cumprimentou e parabenizou a todos, valorizando a relevância de buscar apoios e parcerias para que os agricultores tenham acesso a projetos como este. Na ocasião, informou os encaminhamentos para a homologação da Situação de Emergência no Município, decorrente da falta de chuvas.

Como vice-presidente da Azonasul, Mauro Nolasco, nesta quinta-feira (22) irá cumprir agenda na Assembléia Legislativa, em reunião proposta pelo Deputado Zé Nunes (PT), para debater a estiagem junto a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo.