05 FEV 2018
Prefeitura realiza doação dos animais apreendidos nas vias públicas

A Prefeitura de Capão do Leão, dando continuidade a ação que visa resolver os problemas causados pelos animais de grande porte soltos nas vias públicas, realizou nesta segunda-feira (05) a primeira doação dos cavalos apreendidos.

Após atingir o número máximo de animais recolhidos e abrigados no HCV (Hospital Clínico Veterinário), conforme convênio firmado com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a doação dos animais foi encaminhada.

Considerando que o processo de leilão se tornaria demorado e oneroso aos cofres públicos, a distribuição dos animais foi realizada de acordo com o Edital 001/2018, seguindo a ordem de cadastramentos e a apresentação da documentação solicitada para a retirada dos animais. Os interessados comprometeram-se com a manutenção do animal em propriedade rural e às exigências para o abrigo, conforme estabelecido no Termo de Doação.

No total, foram doados 20 cavalos. Os animais doados serão encaminhados a propriedades rurais de toda a região, como dos municípios de Canguçu, Herval, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Morro Redondo, Piratini e Pelotas, na Cascata.

Na data da assinatura do convênio o Prefeito Mauro Nolasco ressaltou, “não é justo que a sociedade tenha que pagar pelos erros dos donos desses animais e tampouco queremos prejudicar os trabalhadores que utilizam veículos com tração animal. Por isso, nos empenhamos em firmar o convênio com a UFPel e dar o devido encaminhamento à ação. Desta forma, podemos reduzir os riscos de acidentes e conscientizar os donos dos animais quanto aos danos e prejuízos que podem causar.”

Para mais informações sobre o recolhimento e doação os interessados podem procurar a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio do Município, localizada na Av. Narciso Silva nº 1660, teledone (53) 3275.2088.