13 MAI 2017
Centro de Referência da Juventude de Capão do Leão – primeiro da região sul e pioneiro no Estado, local permite acesso a qualificação, lazer e entretenimento aos jovens leonenses

Na manhã deste sábado (13), incluída na programação de aniversário do município, ocorreu a inauguração do Centro de Referência da Juventude, no Jardim América.

O Centro é o primeiro da região sul e pioneiro no estado. Um local para que os jovens encontrem oportunidades para melhorar a condição de vida, com acesso a qualificação profissional, lazer e entretenimento. Entre as atividades previstas estão aulas de música, de futebol americano, cursos preparatórios para ingresso na Universidade e outras. O espaço, dividido em sala de estudos, biblioteca, auditório, salas de aula, cozinha e demais dependências, deverá atender aos jovens da comunidade do Jardim América, bairro que conta com mais de 15 mil habitantes, em geral carentes e de baixa renda. Na cerimônia, a presidente do Conselho Municipal da Juventude, Paula Costa, frisou “o quanto é importante estar ao lado e contar com um governo que se preocupa com este segmento,  fomentando projetos culturais destinados aos jovens e por eles produzidos.” Na ocasião, a Secretária da Cidadania e Assistência Social, Mariglei Argiles, destacou o empenho dos funcionários da SMCAS, principalmente do Diretor Douglas Ferreira dos Santos, que foi fundamental na condução e concretização do projeto. Na oportunidade, a Secretária fez questão de valorizar a entrega do Centro como uma oportunidade para o crescimento pessoal e profissional dos jovens. “Hoje, concretizamos um sonho antigo. São as escolhas que definem nossos rumos. Aqui vocês são protagonistas. Se apropriem do local e busquem o melhor,” concluiu emocionada. Durante o ato de inauguração, o Prefeito Mauro Nolasco destacou o quanto o espaço é simbólico para uma gestão comprometida com os jovens e a construção de um futuro próspero. Enalteceu o papel de cada um para que fosse possível entregar o Centro à comunidade.  Ressaltou os mutirões e a rede de cooperação que se formou para que fosse possível a realização do projeto. “O Centro de Referência da Juventude está inserido no proj de gestão e representa muito a nossa proposta de Governo popular, de inclusão, participação do coletivo e ação voltada à comunidade. Agora é comemorar e aguardar que os nossos jovens desfrutem deste local, totalmente projetado para eles”, concluiu. Durante as obras e adequações, especialmente, os Secretários de Administração, Igor Vianna, de Governo, Cristoni Costa, e de Finanças, Jerri Madruga, ao lado do Prefeito e da vice, Gil Baldassari e de outros integrantes da administração, foram voluntários e dedicaram-se incansavelmente ao  intenso trabalho de limpeza, pintura, instalação da rede elétrica etc.  Demonstração de total comprometimento, pois as atividades foram realizadas em horários alternativos ao atendimento da Prefeitura e as tarefas desenvolvidas em suas respectivas áreas ou setores. Além dos integrantes do Governo, foi fundamental a contribuição dos membros do Conselho da Juventude e do time de futebol americano, American Lions. A inauguração, emocionante, contou com a presença do Deputado Estadual Edegar Pretto, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, de vereadores, secretários, lideranças e diversos jovens da comunidade.