12 JUN 2023
Cidade Empreendedora passa a ser marca atuante em Capão do Leão.
Cidade Empreendedora passa a ser marca atuante em Capão do Leão.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e a Prefeitura Municipal de Capão do Leão lançaram, na segunda-feira (12), o Programa Cidade Empreendedora, que busca o aprimoramento do ambiente de negócios local. O evento foi transmitido ao vivo através do Facebook da Prefeitura e aconteceu na Câmara de Vereadores, com as presenças de diretores do Sebrae RS, de autoridades municipais, de secretários municipais, de funcionários e convidados.
O Sebrae destaca que essa parceria tem como objetivo, em um primeiro momento, transformar a situação local. Uma cidade empreendedora é uma cidade comprometida com a promoção de políticas públicas para apoio e fortalecimento do empreendedorismo, contribuindo fortemente para a transformação local. “O Sebrae RS está aqui para reforçar as ações da prefeitura e ampliar as perspectivas de futuro no município”, disse Ciro Vives, gerente Regional do Sebrae.
Em Capão do Leão o programa está alicerçado por quatro eixos prioritários. São eles: a gestão, a desburocratização, as compras públicas, e a educação empreendedora. Além destes, mais dois eixos complementares darão sustentação às ações necessárias para aceleração do desenvolvimento do município: o turismo e a inspeção municipal.
O superintendente do Sebrae RS, André de Godoy, disse que os municípios inseridos ao projeto tiveram aumento de arrecadação de 40% em relação aos que estão fora e que cerca de 5,7% das compras públicas no município foram do comércio local. “Agora é preciso que as empresas tenham produto de qualidade para vender ao município. Essas ações de atuação do Sebrae RS entre a iniciativa privada e o poder público fecham uma equação que beneficia toda a sociedade”, disse Godoy.
O último a se pronunciar foi o prefeito Vilmar Schmitt (Progressistas). Além de destacar a importância da parceria, ele também destacou a sua experiência de vida, das profissões que exerceu fora da vida pública, da situação política e administrativa do município e fez um chamamento à população. “Nossos microempreendedores, precisam mostrar o seu verdadeiro valor. Vamos buscar alternativas e acreditarmos em nós mesmos. O Sebrae está aqui e vamos aproveitar toda essa gama de conhecimentos técnicos que eles possuem para crescermos cada vez mais”, conclui Schmitt.
(Texto: Gerson Baldassari)