13 MAI 2017
UBS II – Governo comemora com a comunidade a reabertura do local para atendimento
UBS II – Governo comemora com a comunidade a reabertura do local para atendimento
No Jardim América, a comunidade do Armazém Brasil, comemora a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS II). A recuperação da estrutura foi priorizada pela atual administração, pois há mais de um ano a UBS estava interditada por omissão às adequações apontadas pela fiscalização da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. Irregularidades na manutenção, limpeza, organização administrativa e demais questões técnicas inviabilizaram o serviço à população.
Durante todo este período, o atendimento ocorria na cozinha da comunidade Católica Nossa Senhora de Guadalupe.
Com a reabertura, mais de dois mil cidadãos serão beneficiados com o acesso ao atendimento à saúde, naquela localidade.
Em funcionamento, desde o dia 04 de maio, a UBS passou por reformas, incluindo a pintura interna e externa, renovação das instalações elétricas, hidráulicas, além de novas aberturas instaladas.
Segundo a moradora Ana Carolina Soares, “o atendimento na região faz muita diferença pra população. Antes era complicado. Tinha que ir até o Posto III, que fica longe e dificultava muito pra quem está doente”.
O trabalho foi intenso, em cerca de um mês, o mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, resultou na adequação do espaço.  Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Isabel Chagas, “é muito significativa a reabertura desta Unidade.  A gestão atendeu ao pedido da comunidade e o Conselho coloca-se como parceiro no sentido de buscar melhorias para a área da saúde.”
Para o Secretário de Saúde, Jaques Boeno, “este é mais uma conquista para a população. Fica o agradecimento a todos envolvidos. Concentramos esforços e, mesmo com inúmeras dificuldades, conseguimos reabrir a Unidade.”
Durante o ato, o representante da Câmara, vereador Renato Miranda (PMDB), valorizou a iniciativa. “Independente de questões partidárias temos que reconhecer que esta administração está de parabéns. Está sendo um marco em eficiência e vontade de trabalhar. Fizeram em meses o que não era feito há anos”, concluiu.
Na ocasião o prefeito Mauro Nolasco, ao lado da vice, Gil Baldassari, ressaltou a importância do trabalho realizado e a satisfação de entregar mais esta obra à comunidade. “Ouvimos a reivindicação dos moradores e priorizamos a reabertura do Posto dentro das ações do Governo. Cumprimos nossa meta e demos mais um passo na qualificação do atendimento à saúde dos leoneses.”
A liberação só foi possível pelo apoio da Promotoria de Saúde, que reconheceu o empenho da Secretaria Municipal diante da necessidade de reativação do local.
Nas adequações foram investidos cerca de cinco mil reais de recursos próprios. Economia gerada pela administração, visto que seriam necessários mais recursos se fossem contratados serviços terceirizados e mão de obra.
O funcionamento da UBS II ocorre no horário de expediente da Prefeitura, das 7h30 às 13h30. No local o atendimento é realizado por técnicos de enfermagem e higienizadores.