18 ABR 2017
Prefeitura assina convênio com a UFPel – parceria visa evitar acidentes com cavalos soltos nas vias públicas

Cavalos pela estrada, em geral, causam inúmeros acidentes. Na BR-293 e na Av. 3 de Maio, principal acesso ao Bairro Jardim América, os animais que andam soltos são um perigo constante.

A fim de evitar ainda mais ocorrências e atender a uma reivindicação de anos dos leonenses, a Prefeitura firmou parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para o recolhimento dos animais de grande porte que circulam ao longo das vias públicas.

Segundo o Prefeito, “não é justo que a sociedade tenha que pagar pelos erros dos donos desses animais e tampouco queremos prejudicar os trabalhadores que utilizam veículos com tração animal. Por isso, nos empenhamos tanto em firmar o convênio. Desta forma, podemos reduzir os riscos de acidentes e conscientizar os donos dos animais quanto aos danos e prejuízos que podem causar.”

O convênio assinado entre o Prefeito Mauro Nolasco e o Reitor Pedro Hallal, na tarde de segunda-feira (17), estabelece que os animais recolhidos soltos nas vias públicas serão encaminhados ao Hospital Veterinário da UFPel.

Para a retirada os proprietários terão de efetuar o pagamento de R$ 300,00 de multa. Se não o fizerem, num prazo máximo de 15 dias, os animais serão encaminhados a leilão. O valor da multa corresponde às despesas que a Prefeitura assume por cada animal encaminhado ao Hospital Veterinário.

– Em 60 dias será definido o processo para o recolhimento dos animais – através de empresa terceirizada ou mão de obra própria. Após, a Prefeitura fará ampla divulgação dos contatos para que sejam feitas as denúncias e informados os locais onde animais estejam.