17 JUL 2018
14ª Festa do Agricultor promete mobilizar comunidade e região em torno da cultura e produção local
A Prefeitura e as comunidades da zona rural do Município, estão na contagem regressiva para a 14ª edição da Festa do Agricultor que será realizada no dia 5 de agosto, domingo, na localidade Sítio Vasconcelos, 3º Distrito do Passo das Pedras.
O evento, com entrada gratuita, promete movimentar a comunidade e reunir visitantes num espaço voltado à valorização da gastronomia, da agricultura familiar e do produtor local.
Na programação, estão previstas exposições, artesanato, apresentações artísticas, culturais e o encerramento com o show da Banda Hawai.
O almoço – churrasco de ovelha, porco e galinha (comercializado a R$22,00 o quilo) – será preparado em uma churrasqueira de 28 metros, construída especialmente pelos organizadores para ampliar e qualificar a estrutura da Festa.
A Festividade, promovida pelo Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Agricultura, Indústria e Comércio, e Educação, Cultura e Desporto, com o apoio das comunidades rurais, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), do Sindicato Rural, Emater e Embrapa, não era realizada desde 2012 e foi retomada no ano passado.
Para o prefeito, Mauro Nolasco, o evento é uma oportunidade para alavancar o desenvolvimento no Município, promovendo e valorizando a produção rural com toda a sua riqueza e abrangência. “Além de um dia de comemoração, a Festa proporciona o encontro e a troca de experiências entre produtores e visitantes. Estamos muito felizes em poder reunir a comunidade e região. Todos são convidados para vir, trazer a família, saborear os produtos locais e se divertir nesse dia de muita alegria e comemoração!”
Segundo o produtor rural e ex-secretário da Agricultura, Gilnei Vanconcelos, nesta edição, estamos ainda mais otimistas em relação a participação de todos. Após a retomada do evento, no ano passado, fomos estimulados a contribuir ainda mais com a realização da Festa, visto que o retorno foi extremamente positivo. “Essa Festa nos enche de esperança e, finalmente, realiza o nosso sonho de ser valorizado, mostrando para a sociedade que a agricultura é o grande suporte para alavancar o desenvolvimento do país”, diz Vasconcelos.
O Secretário da Agricultura, Indústria e Comércio, Claudionor “Negrinho” Almeida, ressalta que a Festa do Agricultor é realizada de acordo com a proposta do governo municipal, de valorização do homem e da mulher do campo. “Nesta segunda edição vamos ampliar a presença das comunidades e as atrações para que um público ainda maior possa desfrutar das riquezas que temos na zona rural”.
A 14ª Festa do Agricultor de Capão do Leão se insere nas datas comemorativas ao Dia da Agricultura Familiar e Dia do Agricultor, festejados, respectivamente, nos dias 25 e 28 de julho.