24 ABR 2018
Tudo pronto! Iniciam as aulas de Educação Infantil para as crianças de zero a três anos

Na sexta-feira (23), iniciaram as aulas de Educação Infantil no Município, para crianças de zero a três anos. Ao todo foram ofertadas 70 vagas para creche.

Uma importante conquista para o Capão do Leão, considerando que há anos essa solicitação não era atendida.

Segundo Juliana Jardim, coordenadora de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, o resultado é fruto de planejamento e organização.

Foram diversas as adequações nas escolas a fim de garantir o atendimento adequado ao estímulo e desenvolvimento dos aspectos cognitivos, motor, emocionais das crianças, qualificando assim o processo de aprendizagem.

Além das modificações nas estruturas dos prédios, a Prefeitura adquiriu berços, cadeiras de alimentação para bebês, camas empilháveis, lençóis, cobertores, tatames para área de atividades e engatinhar, banheiras, trocadores, travesseiros, adaptação dos banheiros etc.

As cinco primeiras turmas de creches estão divididas em duas Escolas Municipais:

Na EMEI Alaíde Teixeira Victória –no turno da manhã uma turma de maternal, de dois a três anos e, no turno da tarde, uma turma de berçário, de zero a um ano e onze meses. Ambas possuem 13 crianças matriculadas

Na EMEI Girassol são 3 turmas, cada uma com 15 crianças. Uma de berçário, com crianças de zero a um ano e onze meses, e de turno integral, onde as crianças entram às 8h e saem às 16 horas. Ainda na EMEI Girassol mais duas turmas de turno parcial (4 horas) de maternal, com crianças de dois a três anos. Uma no turno da manhã e outra à tarde. Todas as turmas contam com três profissionais em sala.

No início pela necessidade de adaptação – dada a pouca idade e alguns ainda mamarem- os horários são diferenciados. As crianças começam ficando uma hora e nos dias seguintes o período aumenta gradativamente até que consigam permanecer na escola durante todo o turno previsto.

Para a vice-prefeita Gilciane Baldassari, “oportunizar espaços para atender e contribuir com a formação desde a educação infantil, é transformador. Sabemos que a continuidade da aprendizagem gera resultados muito positivos no futuro. A nossa proposta de gestão é não somente manter os espaços como ampliá-los, além disso investir em aperfeiçoamento na qualificação dos educadores e nos recursos para as atividades didáticas.”