14 NOV 2017
Prefeitura e comunidade comemoram a retirada da primeira carga da saibreira municipal – mutirão dá início as melhorias nas vias com recursos próprios
Os moradores de Capão do Leão comemoraram a retirada da primeira carga de material da Saibreira Municipal.
A ação atende a uma expectativa de toda a comunidade leonense, pois há mais de seis anos a saibreira esteve interditada gerando custos aos cofres públicos para a aquisição do material necessário à manutenção das vias.
Com a liberação da Saibreira, conquistada no primeiro semestre deste ano,  é possível a retirada do material próprio do Município e o acesso ao recurso para qualificar as ruas e estradas. No Capão do Leão 90% das ruas não são pavimentadas e necessitam de manutenção permanente. Na zona urbana, somam 7.300 metros que necessitam de pavimentação e manutenção, num total aproximado de 105 km.
Após a retirada da primeira carga de saibro próprio, teve início o mutirão de recuperação das vias. No sábado (11), o primeiro local a contar com o serviço de recuperação utilizando o material, foi o Cerro do Estado. A decisão da Administração foi justificada pois atende a um compromisso assumido pelo Prefeito, em audiência pública, em razão da saibreira municipal estar localizada naquele bairro. Para dar início ao mutirão de ensaibramento a Administração aguardou o período indicado, após a estação das chuvas fortes no Estado, garantindo assim a melhor aplicação do material e aproveitamento dos recursos.
A ação só foi possível porque o Governo contou com o apoio de empresários locais, que viabilizaram o maquinário necessário para a operação (patrola, rolo, escavadeira e caminhões caçamba). Durante o final de semana foram pavimentados 2.700 metros das ruas João Batista Gomes e João Albuquerque, nas quais o ônibus faz o trajeto e o transporte no bairro. Ao final foram utilizados em torno de 1.400 metros cúbicos de saibro.
Para o prefeito Mauro Nolasco, “esta foi a primeira ação após o grande empenho que fizemos para conseguir a liberação da saibreira municipal. Como leonenses, representantes da nossa comunidade, sabemos da importância deste esforço e do quanto representa para a população melhorar a qualidade das ruas de nosso Município.”  Ao lado do prefeito, a vice, Gilciane Baldassari reforçou que no contato com a população há um grande reconhecimento das ações do Governo, o que os motiva para seguir enfrentando os desafios e as dificuldades.
Ao acompanhar o mutirão o morador do bairro há mais de 15 anos, Eloir Antônio da Silva, comentou que “estava muito bom o ensaibramento. Faz muita diferença, facilita o transporte e o acesso ao local.”
Para dar continuidade aos próximos mutirões é necessário aguardar o tratamento do material e apoio para viabilizar o maquinário.
Neste sentido, o Governo Municipal também está empenhado em buscar recursos para aquisição de máquinas e para viabilizar o calçamento das vias públicas. Emendas parlamentares e a aprovação do Governo Federal são determinantes para o acesso às verbas para a qualificação das ruas e estradas.