18 AGO 2017
Capão do Leão reorganiza a Festa do Agricultor

A 13ª edição da Festa do Agricultor de Capão do Leão será realizada no dia 27 de agosto, na localidade Sítio Vasconcelos, no 3º Distrito do Passo das Pedras. A última edição foi realizada em 2012, deixando uma lacuna para alguns produtores que enxergavam o evento como uma vitrine de oportunidades para a realização de bons negócios.

Agora, totalmente revitalizada, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Emater/RS-Ascar e Sindicato Rural, além de apoio da Embrapa Clima Temperado, se organiza para oferecer ao agricultor rural um espaço destinado à gastronomia e à agricultura familiar. “Passamos cinco anos sem a realização da Festa. O retorno gera boas expectativas no meio rural porque é através dela que o produtor rural troca ideias, se aperfeiçoa e transmite valores culturais. Vejo com bons olhos o seu retorno”, avalia o presidente do Sindicato Rural de Capão do Leão, José Roberto Sedrez.

Para o produtor rural e ex-secretário da Agricultura, Gilnei Vanconcelos, a retomada do evento acirra o ânimo dos produtores rurais, ainda mais com o envolvimento do poder público, com a visão de valorizar o homem do campo. “Essa Festa nos enche de esperança e, finalmente, realiza o nosso sonho de ser valorizado, mostrando para a sociedade que a agricultura é o grande suporte para alavancar o desenvolvimento do país”, diz Vasconcelos, que irá ceder parte de sua propriedade para a realização da Festa.

De acordo com o secretário da Agricultura, Indústria e Comércio, Claudionor “Negrinho” Almeida, o retorno da festividade tem como propósito fomentar a cultura agrícola e aguçar seu desenvolvimento. “A Festa estará de cara nova. Ela passou por uma reformulação e nossos visitantes irão assistir uma variedade de exposições de gastronomia, além de shows artísticos. Também teremos exposição de produtos da agricultura familiar, de máquinas agrícolas com tecnologia avançada, e de ferramentas usadas pelos agricultores”, conta Almeida.

Ele adianta ainda que o início da Festa está programado para as 9h, com churrasco ao meio-dia e, na sequência, diversos shows durante a tarde. A entrada será gratuita. A 13ª edição da Festa do Agricultor de Capão do Leão se insere nas datas comemorativas ao Dia da Agricultura Familiar e Dia do Agricultor, comemorados, respectivamente, nos dias 25 e 28 de julho.

Especial JTR: Capão do Leão reorganiza a Festa do Agricultor

Redator: Tradição Regional