Sobre Capão do Leão
A origem do nome Capão do Leão
AVALIAR

As narrativas sobre a origem do nome do município de “Capão do Leão” são lendas transmitidas oralmente de uma geração para outra, na tentativa de elucidar a origem do nome, sendo normal nas narrativas orais as modificações dos relatos, por isso existem várias hipóteses, no entanto, observa-se a permanência de certos dados, como por exemplo, as palavras “Capão” (significado de mato), o “Leão” (como sendo um homem ou um animal), e também podemos observar rupturas e descontinuidades nas narrativas. Abaixo apresento três hipóteses que estão no senso comum:

– Uma delas é que esteve por aqui um circo e deste teria fugido um leão que se embrenhou no mato;

– A outra hipótese, é que no passado este lugar era trajeto de viajantes e tropeiros, estes paravam num comércio no Passo das Pedras, onde o proprietário era conhecido por Leão e como o mesmo residia num capão (pequeno mato ou intervalo de mato), tornou-se hábito dos viajantes dizerem vamos no Capão do Leão.

– Ainda há uma narrativa contada pelo Sr. Oli Lima , 76 anos, ex-tropeiro viajante que atravessava o Capão do Leão trazendo gado do Herval para Pelotas, onde fazia parte do trajeto a estrada que vai para o Cerro das Almas, isso na metade do séc. XX. Explicou que neste período, o que era muito comentado sobre a origem do nome do município, é que um homem havia sumido e seus familiares o procuravam sem encontrar, porém, ao observarem o cachorro da família de nome Leão, que só vinha em casa comer e em seguida sumia, decidiram segui-lo, encontrando-o em um capão, onde os familiares surpresos encontraram o homem morto.

Ainda segundo o historiador Joaquim Dias, a denominação de Capão do Leão já existia desde 1809, comprovado num documento requerido ao príncipe-regente português Dom João VI, solicitando a instalação de uma capela no “lugar denominado Capão do Leão da fazenda de Pelotas”. Mas o que sabemos, é que em 1813 iniciou-se a construção da catedral São Francisco de Paula, tornando-se uma freguesia e posteriormente o aglomerado urbano ao seu redor, deu origem a cidade de Pelotas.

O referido historiador explica em seu blog, que o nome “Capão do Leão” continuou aparecendo em diversos documentos durante o séc. XIX, em “Registros de viajantes, documentos eclesiásticos, contratos de venda, cartas da época farroupilha, jornais, etc”. E ainda em 1893 uma lei o eleva a distrito de Pelotas, ficando “distrito de Capão do Leão”.

As versões de um leão que fugiu de um circo, de um senhor que se chamava Leão, etc… não possuem provas lógicas e concretas no período que antecede ao ano de 1809, o índice mais provável é a existência de leões-baios que viviam pelas matas do território leonense durante aquela remota época e que originou o nome do município, como é o caso de outras cidades: Canguçú, (akã-guaçu = cabeça-grande), os guarani chamavam a onça-pintada ou jaguar, Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Minas do Leão, etc.

As narrativas que estão no censo comum não são mentiras, mas simplesmente modificações que vão ocorrendo durante os anos, é como a brincadeira do telefone sem fio, passando de boca em boca no final há distorções.

Por: Catia Simone da Silva
Bacharel em Antropologia Social e Cultural