Nesta manhã, a Prefeitura – Secretaria de Educação, cultura e desporto – reuniu mais de 300 professoras e equipe diretiva das escolas municipais para oficialmente dar início as atividades do ano letivo.
A abertura contou com a presença do prefeito Mauro Nolasco que deu boas-vindas a tod@s e fez um breve histórico das ações do governo municipal para qualificação e valorização da educação no município. “Enquanto enfrentamos cortes nos repasses e no orçamento do governos federal e estadual, aqui no Capão do Leão, priorizamos o pagamento dos salários, entregamos mais de 2.400 uniformes aos nossos alunos, abrimos mais de 100 vagas na educação infantil, oferecemos cursos para formação continuada dos professores e, apenas no ano que passou, realizamos investimentos de mais 600 mil na educação”, destacou o prefeito.
Na seqüência, a vice-prefeita e Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gilciane Baldassari, ao lado da mestre de cerimônias e presidente do Conselho de Educação, Ana Lúcia Soares, deu continuidade à recepção e acolhida aos professores.
Na oportunidade, a secretária agradeceu a equipe da SMECD e a todos que contribuem – com amor pela educação – para a transferência do conhecimento, fortalecendo o projeto pedagógico da gestão e possibilitando que os objetivos sejam alcançados com sucesso.
O encontro também contou com a participação do Diretor do Centro Universitário Internacional – Uninter, Pólo Pelotas, Jorge Menezes.
Após, a programação seguiu com a mesa de conversa, coordenada pela pedagoga, Lúcia Maria Vaz Peres (UFPel), e as também professoras convidadas Priscila Scaglioni e Viviane Costa.
Com o tema “Outros Modos de Aprender”, Lúcia Peres, abordou o ser professor, incluindo métodos e critérios de avaliação voltados à valorização dos alunos.
Amanhã, a programação segue, no salão da Igreja Santa Tecla, com a atividade motivacional para os professores e palestras da enfermeira Adriane Eslabão e da terapeuta ocupacional Alice Cruz.
Abaixo segue a breve apresentação da professora Lúcia Maria Vaz Peres (UFPel):
. Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
. Pós-doutorado na universidade do Minho em Portugal, na área de estudos em Psicologia e Imaginário.
. Atualmente, professora Titular da Universidade Federal de Pelotas e assessora do gabinete da reitoria.
Com experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário, educação e imaginário e (auto)formação de professores.
Atua na graduação e na pós-graduação.
Também é Líder do grupo de pesquisa GEPIEM ( Grupo de estudos e pesquisas sobre imaginário, educação e memória).