21 NOV 2018
1º Fórum da Pessoa com Deficiência – Prefeitura promove evento para debater ações voltadas à política municipal para pessoas com deficiência

Com o objetivo de garantir às pessoas com deficiência os mesmos direitos que os outros cidadãos, a Prefeitura de Capão do Leão, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira (21), o 1º Fórum da Pessoa com Deficiência.

Na ocasião, foram empossados os Conselheiros Municipais que, junto ao Executivo, irão contribuir com a política de desenvolvimento na área, projetando ações para a inclusão e o combate ao preconceito.

Participaram do ato de abertura do evento o prefeito Mauro Nolasco, a Secretária de Cidadania e Assistência Social, Mariglei Argiles, o presidente da Câmara, Francisco da Silveira (vereador Chiquinho), o presidente do Sindicato dos Municipários, Marcos Rodrigues, e os representantes dos Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência de Pelotas e do Rio Grande, Sidnei Matias Fagundes e Fernando Castro, convidados para palestrar no Fórum. Também acompanharam a atividade diversas autoridades locais, como secretários, vereadores e representantes da comunidade local, incluindo a APAE e o CAPS Casa Vida.

Na fala de abertura o prefeito enfatizou que é tempo de refletir e contribuir na construção de um mundo melhor, sem preconceito e obstáculos. “Temos que ter a consciência que o que acontece aos outros pode acontecer conosco também”, reflete. Nolasco destacou que a Prefeitura está à disposição da comunidade e que irá buscar parcerias para atender as necessidades de pessoas com deficiência.

De acordo com a Secretária de Cidadania e Assistência Social, Mariglei Argiles, “o Fórum será um divisor de águas para promover avanços e estimular a reflexão sobre ações de acessibilidade“.

Durante a programação, alunos da APAE e do grupo de dança do CAPS Casa Vida realizam apresentações que emocionaram e animaram o público. Após, o prefeito Mauro Nolasco empossou oficialmente os conselheiros que irão compor o Conselho Municipal.

21/11/2018