O dia de sol favoreceu o grande movimento verificado já pela manhã no Cemitério Municipal Santa Tecla. Ao final do “Dia de Finados”, mais de mil pessoas passaram pelo local para homenagear parentes e amigos falecidos que lá estão. Ao longo do dia, os visitantes puderam constatar as ações de organização (cadastramento) e manutenção (pintura e limpeza), realizadas pela Secretaria de Administração.
A proposta da Secretaria da Administração é de que estas ações sejam permanentes. Neste sentido, em outubro, foram instaladas placas numerando os túmulos. A iniciativa atendeu a uma antiga demanda, visto que, desde o principio da gestão, foram identificados problemas na organização quanto ao cadastramento e identificação das sepulturas.
Para a moradora Vera Almeida, “me surpreendi ao chegar no Cemitério. Foi muito bom poder ver a limpeza e o trabalho de organização, como as placas de identificação dos túmulos. Manter o local assim contribui para que possamos vir homenagear nossos entes queridos, num ambiente muito melhor. A Prefeitura está de parabéns, esta é uma atitude de respeito com os mortos, as famílias e com quem vem aqui visitar”.
Segundo o Secretário da Administração, Igor Vianna, “estamos empenhados qualificando o atendimento e organizando os serviços. Os resultados, o retorno e reconhecimento da comunidade são muito positivos, o que nos motiva e dá a convicção de estamos no caminho para as mudanças e melhorias que o Município quer e necessita”.
Atualmente, mais de 100 pessoas já regularizaram a situação e aproximadamente 500 solicitaram o requerimento de cadastramento.
A expectativa é de que até o dia 29 de dezembro – prazo estipulado para o recadastramento – 80% dos jazigos estejam com as informações sobre os proprietários atualizadas em sistema informatizado.
Conforme o levantamento realizado pela Secretaria de Administração, 2.300 túmulos ou covas estavam sem cadastro ou identificação dos respectivos responsáveis por estes espaços. Na Prefeitura haviam apenas os registros dos sepultamentos, com data e nome.
Para a identificação dos responsáveis é necessário o preenchimento de ficha de cadastro e apresentação dos documentos: RG, CPF, comprovante de residência. documentos de posse da sepultura (na ausência desta declaração registrada em cartório comprovando o vínculo com o ente sepultado).
Os interessados em mais informações sobre regularização e cadastramento podem procurar a Administração do Cemitério, localizada na rua Manoel Vasques Vila, 728. O telefone para contato é 3275.2125.