Para tratar sobre o funcionamento da Unidade de Saúde, localizada no Campus da UFPel, no Capão do Leão, estiveram reunidos na tarde de terça-feira (17), o Prefeito, Mauro Nolasco, o Reitor da Universidade, Pedro Hallal, e o membro do Diretório Central de Estudantes e proponente da Audiência, Fabricio Sanches.
Também participaram da reunião representantes da ASUFPel, ADUFPEL, o Diretor da Faculdade de Medicina, a Diretora do Departamento de Medicina Social, o Pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade, o procurador do Município, Habner Nörnberg e o Secretário da Saúde Wolke Rodrigues.
Ao dar início à reunião o Reitor fez um histórico do que havia sido encaminhado desde que começaram os impasses diante do fechamento daquela Unidade, em julho deste ano.
Na oportunidade, Pedro Hallal fez questão de ressaltar que, desde o movimento organizado dos estudantes que originou um abaixo-assinado e um ato de protesto na frente da UBS, a Prefeitura cumpriu o acordo e foi além, pois manteve um médico clínico geral por um período ainda maior do que o prazo estabelecido, possibilitando o funcionamento do Posto até então.
Vale destacar a UBS do Campus Capão do Leão atende não somente a comunidade estudantil, como também a todos moradores próximos àquela localidade, especialmente do bairro Jardim América, Sítio São Marcos e Embrapa.
Mesmo com a demanda justificada, o fechamento se deu devido as medidas de cortes nos orçamentos do Governo Federal, que dificultam ou impedem que serviços fundamentais sejam prestados à comunidade.
Na busca por soluções, a UBS do Campus Capão do Leão passaria a ser coordenada pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina.
A proposta é de que o Departamento assumiria, além do atendimento à comunidade interna e externa, o caráter pedagógico ao receber alunos em estágio. Para tanto, seria necessário esperar cerca de 3 meses. Prazo destinado a realização de concurso público afim de preencher as vagas que serão abertas pelo Departamento de Medicina Social para efetivação do serviço.
A curto prazo, Pedro Hallal, se comprometeu em realocar um médico para que o atendimento e funcionamento da Unidade seja retomado.
Para o Prefeito Mauro Nolasco, “é muito importante unir forças para atender a esta justa reivindicação dos estudantes e da comunidade. Sabemos da responsabilidade que temos como gestores em manter os atendimentos e qualificar os serviços prestados à população. Desde o princípio deste movimento estivemos ao lado do DCE e da Reitoria na busca por soluções. Razão pela qual q Prefeitura fez questão de cumprir com o que havia sido estabelecido e, fazendo um esforço administrativo, indo além. Neste momento não podemos realizar as contratações. Vamos aguardar que as medidas possíveis sejam tomadas e encaminhadas em parceria com a Universidade. Neste sentido, estamos e seguimos à disposição.”