10 SET 2017
Desfile de Sete de Setembro – grande comemoração reúne mais de 4 mil pessoas no Município

O sete de setembro, no Capão do Leão, foi uma grande festa. No dia em que se comemorou os 195 anos da independência do Brasil, quinta-feira (07), cerca de quatro mil pessoas prestigiaram o tradicional desfile cívico, no Município.

A Avenida Narciso Silva, principal via central, ficou repleta de leonenses q foram acompanhar de perto o Desfile da Pátria. “Há muito não se via tamanha participação da comunidade durante o evento”, ressaltou a moradora Iara Vieira, que desde o início assistiu ao Desfile junto à família.

Os alunos do Projeto Estação Cultura abriram a solenidade cantando o hino Nacional, Rio-Grandense e do Município.

Autoridades acompanharam o desfile do palanque oficial, montado no altar da pátria, na Praça João Gomes. Lá estiveram o prefeito Mauro Nolasco, a vice Gilciane Baldassari, o comandante da Brigada Militar do Município, Tenente Maurício Gonçalves, o presidente da Câmara, Émerson Britto, secretários municipais e vereadores.

Alunos das 13 escolas municipais e três estaduais marcharam pela Avenida, apresentando o tema “Consideramos justa toda a forma de amor”.

Outras entidades foram representadas na apresentação, como a APAE, os usuários do CAPS – Casa Vida e o Grupo Nova União, que reúne representantes da melhor idade, do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

A Banda Independência de Pelotas abrilhantou o Desfile com músicas que entusiasmaram o público. Também o Corpo de Bombeiros Voluntários participou das comemorações, desfilando com quatro viaturas.

Escola Municipal Parque Fragata destacou a violência no trânsito, com cartazes pedindo a instalação de radares na BR 392.

Ao final do dia, a Escola Pref. Elberto Madruga, encerrou o belíssimo desfile, apresentando a Banda Marcial que já conquistou diversos títulos e campeonatos no Estado.

Para o Prefeito, Mauro Nolasco, “ver este grande público participando, valorizando a pátria e o civismo nos deixa muito felizes. Em tempos tão difíceis, relembrar a nossa independência e soberania é cada vez mais importante. Precisamos resgatar o orgulho nacional e levar até as nossas crianças o espírito nacionalista para recuperar o Brasil. Agradecemos e parabenizamos a equipe da Secretaria de Educação, as direções das nossas escolas municipais e estaduais, o CAPS Casa Vida, o grupo de idosos da SMCAS, o Corpo de Bombeiros Voluntários e a todos cidadãos e cidadãs que compareceram a nossa Parada da Juventude.”

Professores protestam contra o Governo do Estado

Durante o desfile, professoras protestaram em marcha pacífica, carregando cartazes cobrando o pagamento da complementação salarial e manifestando a indignação com o Governo do Estado.

——————————————————

De acordo com o tema proposto as Escolas apresentaram o desfile destacando:

EMEF Barão de Santo Ângelo e Banda – Resgatando valores familiares

EMEI Bem-me-quer – Respeito entre as nações, entre as classes e pelas diferenças

EMEI Dª Alaíde Teixeira Vitória – Família, primeira forma de amor

EMEI Girassol – A Harmonia é o ponto mais alto da paz e do amor

EMEF Cel. Luiz R. O Sampaio – Vivenciando e respeitando as nossas diferenças

EMEF Álvaro Berchon – Respeitando as diferenças

EMEF Delfina B. de Pinho – Amor, respeito e cuidados com quem amamos (Terra, município, família e escola)

EEEM Pres. Castelo Branco e Banda

EEEM Jardim América – Diversidade em Frente ao Poder

EMEF Barão de Arroio Grande e Banda – Protegendo a Biodiversidade transformamos em ações o amor que temos pelo nosso planeta