19 JUL 2017
Prefeitura contrata 14 médicos generalistas – iniciativa visa qualificar e ampliar o atendimento à saúde dos leonenses

Com o objetivo de garantir, qualificar e dar continuidade ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde foram contratados, no município, 14 médicos generalistas. São profissionais que atendem a todo o ciclo de vida e em média resolvem 80% dos casos acolhidos.

Na terça-feira (18), durante a apresentação, o Secretário de Saúde, Jaques Boeno, deu boas vindas a todos, ressaltando o trabalho que vem sendo realizado no Capão do Leão, desde o princípio do ano.

A expectativa é de que a atuação dos novos contratados contribua com melhorias no atendimento em todas as regiões do município. Somente no mês de junho, somando os atendimento nas UBS I, II, III, Central, Casaubom e Pronto Atendimento foram cerca de sete mil pessoas assistidas.

Além de seguir a orientação do Ministério da Saúde, que determina o atendimento por generalistas à toda atenção básica, a proposta da gestão é reforçar a ação humanizada. Neste sentido, o diferencial para o usuário está no acolhimento, desde a recepção, a consulta e o encaminhamento pós diagnóstico.

A Secretaria pretende formar duplas para dinamizar o serviço, dividindo os grupos por escalas nas UBS e Pronto Atendimento.

Entre os profissionais, contratados no município, está a médica Miriam Walker. Formada na Universidade Federal de Pelotas, Miriam, pretende atuar em medicina de família e comunidade. A oportunidade e experiência no Capão do Leão demonstra a sintonia entre a proposta da gestão e a médica contratada. Em entrevista realizada Miriam declarou: “gosto da proximidade com as pessoas, a forma de atenção e cuidado, a participação social, a intervenção construída coletivamente, a resolutividade. Médico de família é aquele que acompanha a vida toda. É o coordenador do cuidado”.

Miriam ainda ressalta: “Não consigo me imaginar médica sem considerar as questões sociais. Fui criada dentro do movimento negro e fui acumulando pautas ao longo da vida. Não seria capaz de abandonar isso justamente no momento que mais posso contribuir. Ser médica me coloca, aos olhos do mundo, em outro patamar. E isso tem que ser usado em favor das nossas lutas”.

Também participaram do encontro a Vice-prefeita Gilciane Baldassari e o Secretário da Administração, Igor Vianna. Ao final da reunião com os novos médicos, o grupo foi levado para visitar e conhecer as Unidades Básicas de Saúde, o Pronto Atendimento e a Secretaria. Municipal de Saúde. A apresentação para o trabalho deve iniciar a partir da segunda-feira (24).