02 SET 2022
A Campanha Agosto Lilás, encerrou-se nesta quarta-feira (31), com o Dia “D” de Luta pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

O Dia “D”, alusivo ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, foi uma iniciativa dos CRAS Ambrósio Gonçalves e CRAS Leãozinho com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e Rede Lilás. As equipes da SMCAS, dos CRAS, CREAS, CCA, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Fuxiqueiras, do CRAS Ambrósio e Mulheres em Ação, do CRAS Leãozinho

Com a participação de mulheres da comunidade, foi realizada uma caminhada pelas ruas do município na manhã e tarde de quarta-feira (31), ao som de músicas que abordam o tema, como “Respeita” da cantora Ana Canãs. Vestidas com camisetas e roupas em tons de lilás e bonés com o tema da campanha deste ano, percorreram as principais ruas do centro e do bairro Jardim América distribuindo folders educativos sobre como identificar e denunciar os casos de abusos e violência contra a mulher.

Uma peça de teatro, organizada e encenada pelas mulheres que compõem as equipes dos CRAS Ambrósio e CRAS Leãozinho, foi representada durante a caminhada. Interpretando uma família cuja mãe é vítima de violência doméstica pelo esposo, expondo os diferentes tipos de abuso presentes em um relacionamento, a peça chamou o público à reflexão sobre o tema e a importância da denúncia para combater o fim da violência contra a mulher.

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual n.º 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Casos de violência contra a mulher podem ser denunciadas através do número 180, da Central de Atendimento à Mulher, que além de receber e encaminhar as queixas, faz um importante papel de orientação para as vítimas.A Secretária Beatriz Sedrez fez um agradecimento especial  as equipes, Conselho da Mulher, Rede Lilás, Brigada Militar e usuários que se mobilizaram e participaram dessa ação.