09 NOV 2022
AGENDA CULTURAL
CULTURA
A Casa da Cultura, através da Biblioteca Pública Municipal, promoveu palestra com Nauro Junior

Na manhã dessa quarta-feira (9), às 9h, no salão da Paróquia Santa Tecla, aconteceu a palestra de lançamento da turnê do livro “A Vida cabe em um Fusca” de Nauro Junior e abordou a obra e o processo criativo do autor O fotógrafo, escritor e documentarista Nauro Júnior é formado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e pós-graduado em Docência em Ensino Superior pela PUC/RS. Foi professor da disciplina de Fotografia do Curso de Jornalismo, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por cinco anos.
Durante duas décadas ele atuou como fotojornalista, na maioria no jornal Zero Hora. Foi ganhador de prêmios nacionais de fotografia, como o da Confederação Nacional de Transportes (CNT), Massey Ferguson, Direitos Humanos, Prêmio ARI, entre outros.

Desde 2013 está à frente da Expedição Fusca América, projeto inovador com várias áreas de atuação no mundo audiovisual e jornalístico. Com ele percorreu 17 países em um Fusca 1968, contabilizando mais de 60 mil quilômetros, incluindo a participação na Copa do Mundo da Rússia em 2018.
Um grande público lotou as dependências da paróquia Santa Tecla, na sua grande maioria formada por alunos das Escolas Dario da Silva Tavares, Castelo Branco, Projeto CCA, Grupo de Idosos, Usuários dos CRAS Leãozinho e Ambrósio. Nauro contou a história de sua trajetória, quando aos três anos, se apaixonou pelo fusca que seu pai adquiriu. Aos 12 anos teve sua primeira assinatura na carteira de trabalho em uma fábrica de calçados.

Mais tarde conseguiu um emprego em estúdio de fotografia 3x4 e acabou se apaixonando pela fotografia. Aos 18 anos começou a trabalhar em um jornal em Novo Hamburgo e algum tempo depois chegou em Zero Hora, onde trabalhou por mais de 15 anos, fixando residência em Pelotas e realizando cobertura em toda região Sul." A vida em um Fusca" conta toda a história do fotógrafo, escritor Nauro Junior, no final da palestra ele deixa uma mensagem” Por mais difícil que seja o seu sonho, nunca desista dele". Ele foi aplaudido de pé pelo público e no final posou para uma foto com todos os presentes no famoso fusca.