02 ABR 2017
Dia da água é lembrado em Capão do Leão com atividades educativas Evento realizado na Praça Central foi promovido pela Prefeitura com a parceria do DNIT.

Água, meio ambiente, preservação: três palavras que definiram o dia 22 de março no município de Capão do Leão. Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a prefeitura promoveu um dia de atividades na Praça Central como uma forma de marcar o Dia Mundial da Água. Mais de 100 estudantes da rede municipal de ensino, desde o Pré até o 5º ano, circularam pelas tendas que contaram com palestras, mostra de vídeos, distribuição de material educativo e apresentação musical do projeto da Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.) denominado “Canção dos Bichos: Rock & Natureza”.

A iniciativa do Departamento de Meio Ambiente contou com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto no agendamento e deslocamento das escolas. “Sou servidora há dois anos e nunca tivemos atividades voltadas à educação ambiental. Essa parceria é fundamental, foi ótimo podermos despertar esse interesse ambiental na criançada”, destacou a diretora do departamento, Natália Simões. Para a vice-prefeita, Gil Baldassari, a mudança deve partir da educação. “Toda a ação que o município vai fazer tem que ser via educação. É uma obrigação nossa enquanto gestores”, salientou.

O estudante Murilo Pieper Gonçalves, de 10 anos, escutou a apresentação do Programa de Educação Ambiental, que contextualizou a importância da água no dia a dia das crianças, e deixou uma mensagem. “Se cuidarmos da natureza ela nos dará tudo que precisamos, é só tratar ela com respeito”, disse. Para ele, a parte mais interessante da palestra foi os animais. Além dos recursos hídricos, a equipe desta gestora ambiental também falou sobre as características da nossa fauna e flora local por meio de fotografias e vídeos.

A bióloga do município, Verônica Garcia, fez contribuições à palestra. “Nosso objetivo é trazer a reflexão que a água é bem natural, importante na nossa vida e para a natureza, e que a conservação dela depende de cada um de nós”, falou. A prefeitura disponibilizou coletores de lixo seletivos e distribuiu copos d’água fornecidos pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Desenhos para colorir, adesivos, cartões postais e informativos da Gestão Ambiental também foram entregues aos estudantes.

crismagal@hotmail.com