Em maio de 2023, durante um trabalho de campo executado em litologias relacionadas ao Granito Capão do Leão, no município de Capão do Leão, realizada por geólogos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município, foram coletadas amostras de um veio desagregado de quartzo em meio a uma ocorrência de saibro granítico. Essas amostras continham um mineral identificado macroscopicamente como berilo, Be3Al2(SiO3)6, ciclossilicato de berílio e alumínio, que cristaliza no sistema hexagonal.
O ineditismo do fato chamou a atenção, pois trata-se de uma área de mineração intensamente antropizada, onde nada semelhante havia sido identificado tecnicamente até então. Não existem registros na literatura sobre a ocorrência de berilo na geologia regional. Sua forma, tamanho e cor sugerem a possibilidade de encontrar indivíduos de qualidade gemológica, especialmente água-marinha, devido às tonalidades encontradas.
Uma bateria analítica sobre amostras coletadas foi realizada posteriormente em laboratórios da FURG e da UFPEL, confirmando a ocorrência do mineral.
Contudo, é prematuro falar em jazida ou material de qualidade para uso como adorno pessoal ou mesmo na indústria de lapidação. Essa descoberta, antes de tudo, abre um novo horizonte para a pesquisa científica nos campos da petrologia, geoquímica e no mapeamento detalhado do Granito Capão do Leão.
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Capão do Leão.