Doença pode evoluir rapidamente e exige atenção aos sinais e à atualização da caderneta vacinal.
A Prefeitura de Capão do Leão, através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da prevenção e da vacinação contra a meningite, doença grave que pode evoluir rapidamente e trazer sérias complicações à saúde.
Os principais sintomas incluem: dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, sensibilidade à luz, febre alta, náuseas, vômitos, convulsões, irritabilidade, sonolência, manchas vermelhas na pele e recusa alimentar (especialmente em bebês).
Ao apresentar alguns desses sinais, é fundamental procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A rápida identificação e notificação de casos suspeitos permite iniciar a investigação e as medidas de prevenção necessárias para evitar a transmissão.
Além da identificação precoce, a vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra a meningite. Crianças e adolescentes contam com vacinas específicas contra diferentes tipos da bactéria Neisseria meningitidis, disponibilizadas gratuitamente nas UBS’s.
Crianças:
1ª dose aos 3 meses (Meningocócica C conjugada – Meningo C)
2ª dose aos 5 meses (Meningo C)
Reforço aos 12 meses (Meningocócica ACWY conjugada – Meningo ACWY)
Adolescentes (11 a 14 anos): Uma dose da vacina (Meningocócica ACWY conjugada – Meningo ACWY)
A prefeitura reforça que toda a comunidade deve estar atenta às orientações médicas e à importância da imunização. Mantenha a caderneta vacinal em dia e em caso de sintomas suspeitos, procure a UBS mais próxima.
Autor: Assessoria de Comunicação | Prefeitura Municipal de Capão do Leão