Encontro reforça a importância da inclusão e do diálogo sobre as barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência.
Na última quarta-feira (15), o Grupo Renascer, composto por pessoas com deficiência e vinculado ao CRAS Zico, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Capão do Leão, promoveu uma roda de conversa sobre um tema de grande relevância para a comunidade: "Acessibilidade e dificuldades diversas". O encontro contou com a participação especial de Dilmar Rodrigues, presidente da Associação Escola Louis Braille, de Pelotas, e foi mediado pelo jornalista Augusto Santos, que também ministrou uma oficina de desenvolvimento pessoal e profissional.
O evento teve como objetivo promover um espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências sobre as barreiras que ainda existem para as pessoas com deficiência em diversas esferas da sociedade, desde o acesso a serviços até a inclusão plena no mercado de trabalho.
Oficina de desenvolvimento pessoal e profissional
A roda de conversa fez parte de uma oficina de desenvolvimento pessoal e profissional, ministrada pelo jornalista Augusto Santos, que tem se dedicado a trabalhar temas de inclusão e acessibilidade em suas atividades. A oficina, tem acontecido semanalmente, com diversas atividades, nesta semana abordou desde a importância da comunicação eficaz até a valorização da autoestima e o empoderamento das pessoas com deficiência no ambiente profissional.
O evento foi uma oportunidade para que os participantes não apenas compartilhassem experiências, mas também propusessem mais políticas públicas e ações concretas que garantam a plena inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.
O encontro, que promoveu um ambiente de acolhimento e troca, também foi uma forma de celebrar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado anualmente no dia 15 de outubro, em todo o Brasil.
Autor: Assessoria de Comunicação | Prefeitura Municipal de Capão do Leão