Na última quarta-feira (22), Capão do Leão deu um importante passo rumo à inclusão e garantia de direitos com a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A iniciativa tem como principal objetivo captar recursos financeiros que serão destinados exclusivamente ao desenvolvimento de políticas públicas, projetos e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência no município.
O fundo será gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, assegurando transparência, participação social e foco nas reais necessidades da comunidade.
O ato de criação contou com a presença de autoridades municipais e representantes da sociedade civil, entre eles o Prefeito Vilmar Schmitt, a Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Beatriz Sedrez, a Diretora da SMCAS, Carmen Silva, a Assessora da SMCAS, Solange Baldez, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Renato Bryon, o representante do Conselho, Joel Souza, e o Secretário Executivo, Sidnei Farias da Rosa.
O Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência permitirá a captação de verbas por meio de repasses públicos, convênios, doações e outras fontes, sempre com foco em garantir autonomia, acessibilidade, cidadania e participação ativa das pessoas com deficiência.
A criação do fundo reafirma o compromisso da Prefeitura de Capão do Leão com uma gestão mais humana, participativa e inclusiva.