Projeto incentivou o pensamento científico e aproximou estudantes das áreas de STEM.
A III Feira de Ciências do município de Capão do Leão, realizada no último sábado (06), reuniu no Centro do SCFV do CRAS Ambrósio Gonçalves dezenas de estudantes dos anos finais do ensino fundamental para apresentarem experimentos e projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo.
O evento integra o projeto “Ciência e Sociedade: o uso de temas da Química para a atração de meninas para a área STEM”, desenvolvido pelo Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais (LCCBio) da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com a E.M.E.F. Professora Margarida Gastal.
Participaram da Feira estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) de oito escolas da rede municipal:
E.M.E.F. Escola Comunitária do Parque Fragata
E.M.E.F. Prefeito Elberto Madruga
E.M.E.F. Álvaro Berchon
E.M.E.F. Prof. Elmar da Silva Costa
E.M.E.F. Professora Delfina Bordalo de Pinho
E.M.E.F. Professora Margarida Gastal
E.M.E.F. Barão de Santo Ângelo
E.M.E.F. Barão do Arroio Grande
Antes de chegarem à etapa final, cada escola realizou sua própria feira interna interna e selecionou três grupos para representar a escola no evento municipal. Os trabalhos apresentados abordaram temas científicos ligados ao cotidiano dos alunos, com foco na construção do conhecimento por meio da prática experimental.
As apresentações foram avaliadas por um corpo de jurados composto por profissionais altamente qualificados. Entre eles estavam o doutorando em Química da UFPel, Yuri Aniel dos Santos Vasconcelos; o 2º Sargento da Brigada Militar Gilson Ferreira Moraes, pedagogo e especialista em psicopedagogia, neuropsicopedagogia e psicanálise clínica; além das pesquisadoras Flávia Liége Schütz Voloski, Rosane Lopes Crizel e Kátia Gomes da Silva, todas com formação avançada nas áreas de Química de Alimentos e Ciência e Tecnologia de Alimentos.
A Feira tem como objetivo principal estimular a curiosidade, o pensamento crítico e o protagonismo dos alunos, valorizando a experimentação como ferramenta de aprendizagem e fortalecendo a integração entre a educação básica e a universidade.
A Prefeitura parabeniza todas as escolas, alunos, professores e parceiros envolvidos na iniciativa. Seguimos incentivando a ciência, o conhecimento e o desenvolvimento dos nossos jovens cientistas.
Autor: Assessoria de Comunicação | Prefeitura Municipal de Capão do Leão