Está chegando o período do EXAR (Exercício de Apresentação da Reserva). Esse exercício, configura-se num questionário simples, que será respondido pelo cidadão, levando em conta, aspectos da sua vida profissional e social, atualização do seu cadastro e certificado, como comprovação que estão em dia com o serviço militar.
Entre dezembro e janeiro anualmente, todos oficias e praças da reserva, remunerada ou não, que deram baixa, da sua respectiva organização militar em que serviram, nos cinco anos seguintes, devem fazer a apresentação da reserva, ou seja, são necessárias cinco apresentações, uma por ano.
O Exar pode ser realizado de modo online, da primeira até a quarta apresentação, pelo site eletrônico: exarnet.eb.mil.br ; ou presencialmente, na Organização Militar que estiver vinculado, ou na Junta Militar local. Observa-se que na quinta e última apresentação, o cidadão deve obrigatoriamente fazer a apresentação de modo presencial.
O cidadão reservista deve comparecer portando documentos básicos (RG, CPF), e o Certificado de Reservista gerado na própria O.M. em que serviu, de preferência, para que o certificado seja atualizado junto aos demais procedimentos.
Caso o cidadão apresente-se sem o certificado, será necessário fazer um requerimento solicitando uma nova via do respectivo certificado, junto a isso, a aplicação de multas, conforme o Regulamento da Lei de Serviço Militar. De acordo com o mesmo, a apresentação feita fora do prazo, neste caso, depois de 31 de Janeiro de 2022, também configura débito com o serviço militar, logo, a aplicação de multa(s), conforme previsto.
Mais informações, acessem http://dsm.dgp.eb.mil.br/index.php/pt/exar
Ou diretamente com a Organização Militar que você serviu, ou a respectiva Junta Militar.