EDUCAÇÃO
Alguns necessários ajustes estruturais em diversos educandários municipais, aliados ao crescente número de casos de Covid-19 e dependência de leitos específicos em Pelotas, foram fundamentais para a decisão da Secretaria Municipal de Educação de Capão do Leão definir o prazo para retorno das aulas presenciais na rede municipal. Ou seja, assim, em princípio, as aulas presenciais no município têm data para retornar: março de 2022.
A decisão da Secretaria contou com apoio unanime do Centro de Operação de Emergência(COE) Municipal e Conselho Municipal de Educação. O ano educacional em curso, o qual deverá ser encerrado em janeiro de 2022, vai continuar de forma Online,
“Pretendemos voltar com mais segurança e organização, sem colocar em risco a vida dos estudantes, professores e funcionários da rede”, pondera o secretário Paulo Xavier Costa.
PENDÊNCIAS:
Dentre as pendências estruturais nos educandários municipais, o secretário aponta uma série de escolas que ainda carecem de ajustes para deixá-las em condições de receber a comunidade escolar. Ele aponta:
Obras no telhado da Escola Barão de Arroio Grande (passou por quatro orçamentos sem conseguirem executa-la). A atual administração conseguiu licitar a obra e a Empresa vencedora já está executando a reforma;
Reforma do prédio do Pré na Escola Margarida Gastal: reforma geral e tornando banheiro com acessibilidade;
Escola Parque Fragata, construção de quatro salas de aulas e quatro banheiros com acessibilidade;
Escola Elmar da Silva Costa, construção de duas salas de aulas e dois banheiros com acessibilidade;
EMEI Girassol e Bem Me Quer, construção de duas salas de aulas e dois banheiros com acessibilidade, cada escola;
EMEI Alayde Victória, troca de prédio, pois o atual não comporta mais o número de alunos.
Outra justificativa do secretário é o cumprimento da Lei da Hora Atividade, causando com essa atitude a falta de professores. Ou seja, a expectativa do gestor é ajustar todas as pendências estruturais da rede municipal de ensino para um recomeço de forma segura e longe de riscos à integridade da comunidade escolar.