Uma visita produtiva com vistas aos interesses da comunidade de Capão do Leão. Foi na manhã desta sexta-feira (20), quando o prefeito Vilmar Schmitt recebeu em seu gabinete o secretário do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Luiz Henrique Viana e o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB).
A notícia anunciada pelo secretário diz respeito à confirmação, pelo governo do Estado, de investimento no valor de R$ 3.497,00 para adequação e complemento da Estação de Tratamento de Água(ETA) da Corsan no território da Embrapa, no município. E visa adequar a Estação para sua operação e efetivo atendimento à população pela Corsan, responsável pela captação, tratamento e distribuição de água aos leonenses. Atualmente, a captação da água que é distribuída à população é feita no Arroio Padre Doutor, o qual possui capacidade limitada para tal. A ETA na Embrapa vai permitir a captação do Canal São Gonçalo, o que colocará um ponto final nos problemas de abastecimento de água à população de Capão do Leão.
Os valores destinados serão aplicados na construção de um reservatório de 200m³; – montagem mecânica da elevatória de água tratada; tratamento do lodo, contando com reservatório de equalização de 100 m³ e leito para bags de desaguamento, além da casa de química. A previsão de conclusão da obra que antecederá a mudança de captação da água que é distribuída à população de Capão do Leão é o mês maio de 2022.
O vereador Renato Mirando(MDB) e o presidente do Sindicato Rural de Capão do Leão, Clóvis Victória, mais o servidor do setor de Tributos, da Prefeitura, acompanharam a visita.