18 JUL 2022
Apresentação dos novos Agentes Comunitários de Saúde

Em reunião realizada na manhã dessa segunda-feira (18) na sede do Sindicato dos Municipários, a Prefeitura Municipal de Capão do Leão através da Secretária de Saúde Cíntia Iribarrem e da coordenadora da Atenção Básica à Saúde Enfermeira Adriane Eslabão e demais membros da Secretaria de Saúde comunicaram uma importante conquista para a população leonense, a transformação de três Unidades Básicas de Saúde para Estratégia Saúde da Família (ESF).

As unidades incluídas na Estratégia de Saúde da Família são; ESF Armazém Brasil (Jardim América II), ESF Parque Fragata, ESF Central e o fortalecimento com novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na ESF Cláudio Vitória (Casaubom). Deste modo, o Município passa de uma cobertura de ESF de 13.57% para 54.3%, as novas unidades de saúde passam a contar com a importante presença dos ACS.

Nesse encontro foram apresentados os dez novos Agentes comunitários de Saúde e suas respectivas áreas. No total serão doze, as outras duas vagas serão preenchidas através da abertura de um novo processo seletivo que será publicado em breve. No final foi oferecido um coffee break a todos os presentes e na sequência os Agentes Comunitários de Saúde participaram da primeira de um total de dez capacitações que serão ofertadas as equipes.

Além da Secretária Municipal de Saúde Cintia Irribarem e da Coordenadora da Atenção Básica Adriane Domingues Eslabão estiveram presentes no evento o Vice-Prefeito Jeferson Antuarte, a Coordenadora da Saúde Bucal Adrine Costa , a Secretária de Cidadania e Assistência Social Beatriz Sedrez, O Secretário de Educação Paulo Xavier, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Nazi Medeiros, o Vice-Presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência Luis Renato Bryon Pereira e os vereadores Fernanda Ribeiro e Renato Póvoa.

Os Agentes Comunitários de Saúde, através das visitas domiciliares, serão a ponte de comunicação entre a população e a equipe de saúde da família. Em alguns casos o próprio ACS através do acolhimento em saúde no território marcará consultas na unidade, ofertará as atividades dos serviços à população e, principalmente, realizará a detecção precoce de situações de risco para a saúde da família, ofertando os cuidados necessários para cada pessoa.

Essa conquista é um marco histórico para a saúde do município, além da criação dessas equipes e ampliação da equipe existente, as mesmas passam a ser reconhecidas pelo ente federal e o município passa a receber incentivo financeiro com a contrapartida municipal. Esperamos que a comunidade leonense se beneficie muito dessa importante conquista.