Usuários do vale transporte de Capão do Leão que necessitam de serviços importantes prestados pelas secretarias de Cidadania e Assistência Social e de Saúde, estão impossibilitados de usarem o transporte coletivo com a implantação do sistema de bilhetagem.
Serviços essenciais como; médicos especializados, auxílio transporte ao cidadão em situação de vulnerabilidade social e vale transporte estudantil, não são usados pela comunidade desde a substituição do uso de tickets de papel pelo novo sistema de bilhetagem eletrônica. Situação que afetou a vida da comunidade prejudicada pelo efeito da pandemia COVID-19.
Pensando em solucionar o problema a gestão municipal manteve agenda em POA, na quarta-feira (23), por solicitação do vice-prefeito, Jéferson Antuarte (PSD) intermediado pelo deputado Estadual Juliano Franczak (gaúcho da geral – PSD), junto à direção da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – Metroplan.
O vice-prefeito Jéferson Antuarte (PSD), a secretária de Cidadania e Assistência Social, Beatriz Sedrez, o secretário de Saúde, Jaime Starke e a vereadora Fernanda Ribeiro (PP), foram recebidos, às 15 horas, na sede da Metroplan, pelo Diretor Superintendente do órgão, José Sperotto, e pelo diretor de Transporte Metropolitano, Francisco José Soares Horbe. Na ocasião foi entregue ofício da prefeitura de Capão do Leão, solicitando a suspensão da vigência da bilhetagem eletrônica pelo período de seis meses, até que sejam providenciados os trâmites necessários para efetivação da nova modalidade.
De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Beatriz Sedrez, a direção da Metroplan se comprometeu em estudar a solicitação apresentada e de trazer a Capão do Leão, nos próximos dias, a solução desta questão que afeta os usuários de tickets do transporte coletivo. A direção do órgão também assegurou que mediante a gravidade da situação irá se reunir com as empresas de ônibus e encontrar meios de não deixar a população desassistida.