A Prefeitura de Capão do Leão passou a adotar os protocolos de distanciamento social aprovados na reunião do último sábado, 15, da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).
Os novos protocolos para enfrentamento da pandemia da Covid-19 seguem o modelo apresentado pelo Governo do Estado, sexta-feira, 14, conhecido por Sistema 3As – Aviso, Alerta e Ação -, que passou a vigorar a partir da meia-noite de domingo, 16.
O novo sistema de monitoramento adota protocolos gerais obrigatórios, protocolos obrigatórios por atividade, bem como protocolos variáveis para diversas atividades, que têm classificação de risco como médio-baixo, médio e alto. Todas as atividades devem atender, integralmente, aos protocolos gerais.
Muitas das medidas do novo sistema reforçam o que já está em vigor.
Nos protocolos gerais, a serem seguidos por qualquer pessoa e em qualquer lugar, inclusive nas atividades profissionais, estão a obrigatoriedade do uso de máscara (bem ajustada e cobrindo boca e nariz); manter no mínimo dois metros de distância de outras pessoas, sempre que possível, e não menos do que um metro; garantir a ventilação natural e a renovação do ar, com portas e janelas bem abertas ou sistemas de circulação de ar; e limpar bem as mãos e as superfícies com água e sabão, álcool 70% ou similares, além de vedar e coibir qualquer aglomeração.
Decreto municipal será publicado em breve, porém as regras para a Região Sul, incluindo os protocolos gerais e de atividades, pode ser visualizado clicando no link a seguir: Protocolo novo sistema