Festa da Melancia

A Festa da Melancia já encontra-se na sua 13ª edição. Além de valorizar as potencialidades locais, o evento também reúne um grande público em torno de suas apresentações artísticas e da exposição de produtos locais. Sua mais recente edição ocorreu no Parque da Pedreira do Sapem.

Levante da Canção Gaúcha

O Levante da Canção Gaúcha trata-se de um festival de música nativista que conta com a participação de artistas de todo o Mercosul. O evento já concluiu nove edições e seu nome surgiu em homenagem aos graniteiros do município, que utilizavam o tiro de levante como técnica de corte ou desmonte de rocha.

Sonho de Natal

O Sonho de Natal ocorre, anualmente, no Cerro do Estado, através de uma parceria entre a comunidade do bairro e a Prefeitura Municipal de Capão do Leão. O evento reúne um grande público, através de suas apresentações artísticas e musicais, bem como, pela sua expressiva decoração natalina. Seu ponto forte é a encenação do Auto de Natal.

Festa de aniversário do município

A Festa de aniversário do município ocorre, anualmente, geralmente na primeira semana de maio. O evento reúne apresentações artísticas e musicais na Praça João Gomes e conta sempre com um expressivo público. Dentro de sua programação encontra-se, também, a Festa do trabalhador, sendo esta realizada no bairro Jardim América, na praça da Avenida Três de Maio.

Carnaval

O Carnaval da cidade de Capão do Leão já é considerado um dos maiores da região. O evento, geralmente, conta com três dias de folia, onde participam trios elétricos e blocos carnavalescos do município e de cidades vizinhas. Sua mais recente edição reuniu cerca de 40.000 pessoas.

Feira do Livro

A Feira do Livro está em sua 6ª edição e foi resgatada com o objetivo de promover a cultura, a arte e a literatura leonense, através de atividades abertas à comunidade e às escolas do município. Um significativo público se fez presente na edição de 2023.

Encontro Municipal de Carros Antigos

A primeira edição do evento ocorreu em 2023, na Praça João Gomes, em parceria com o grupo Confraria Carburada e o Grupo Empodera Mulheres Capão do Leão. O evento expôs verdadeiras relíquias automobilísticas e uma ampla variedade de produtos e serviços da 2ª FEME - Feira de Mulheres Empreendedoras de Capão do Leão.