03 DEZ 2022
Encerramos nossa 3ª Semana Literária
Encerramos nossa 3ª Semana Literária

As atividades do último dia da 3ª Semana Literária iniciaram nas dependências do CTG Tropeiros do Sul, onde, num primeiro momento, o escritor, pesquisador e poeta, Carlos Eugênio Costa da Silva, desenvolveu uma brilhante oficina poética com o público presente!

Logo após, foi dado início ao lançamento do opúsculo "Retalhos de Poesias", de autoria do grupo PoeCaps. A obra é resultado de um projeto coletivo realizado numa parceria entre a Casa de Cultura/Biblioteca Pública Municipal, Caps Casa Vida, CTG Tropeiros do Sul e o poeta Carlos Eugênio (Vacaria). Um dos objetivos da ação foi a utilização da poesia, da leitura e da escrita como ferramentas de transformação e inclusão.

Durante o lançamento, o público presente teve a oportunidade de conhecer os autores do opúsculo, bem como, de prestigiar a declamação de poemas da obra e a sessão de autógrafos desta.

Participaram das atividades, alunos e professores da EMEF. Delfina Bordalo de Pinho, usuários e colaboradores do Caps Casa Vida, o Patrão do CTG Tropeiros do Sul, Marcelo Leite, a 1ª Prenda Mirim, Maria Eduarda Masseron, o Capataz Geral Jean Masseron e sua esposa Cátia Masseron, o peão Lucas Masseron e demais membros da comunidade leonense em geral.

A 3ª Semana literária contou também com a exibição de um filme, bem como, com bate-papos sobre as obras “Relicário de palavras”, da escritora e poetisa Marta Bottini, e Chá de murta: campo y poesia, da escritora e poetisa Juliana Nunes.

Também fizeram parte da programação, as palestras referentes à história e à pedreira do Capão do Leão, ministradas, respectivamente, pelo acadêmico de História da Ufpel, Israel José Saldanha dos Santos, e pelo escritor e poeta Jairo Costa.

Participaram das atividades da semana, as EMEFs. Delfina Bordalo de Pinho, Elberto Madruga, Barão de Santo Ângelo, EMEI. Alaíde Teixeira Victoria, EEEM Presidente Castelo Branco e os projetos sociais Cras Jardim América, CCA e membros da comunidade leonense em geral.