10 MAI 2023
EDUCAÇÃO
A reunião com objetivo formalizar a parceria já existente entre a Prefeitura Municipal e o IFSUL-CaVG, com a oferta de cursos por parte da Instituição Federal.
Nesta terça-feira (09) reuniram-se no gabinete do Prefeito, o Sr Vilmar Motta Schmitt, Prefeito Municipal, Sr Jeferson Antuarte, Vice Prefeito, Prof.ª Milca Vieira Vilela Rodrigues, Secretária Municipal de Educação, Prof.ª Ana Lucia Baldassari Soares, Coordenadora Pedagógica do município e Prof. Albino Leonço Ramos Brauch, Coordenador de Educação a Distância, juntamente com integrantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) Prof.ª Veridiana Krolow Bosenbecker, Vice-Reitora, Prof. Rodrigo Nascimento da Silva, Pró-Reitor de Ensino, Prof. Jander Luís Fernandes Monks, do Departamento de Educação a Distância e Novas Tecnologias, e o Sr. Franco Alexandre Dariz, Chefe do Departamento de Educação a Distância do Campus Pelotas Visconde da Graça.
A reunião teve como objetivo formalizar a parceria já existente entre a Prefeitura Municipal e o IFSUL-CaVG, com a oferta de cursos por parte da Instituição Federal. Essa parceria, que já formou três turmas no curso técnico em Administração e uma no curso técnico em Biocombustíveis, no corrente ano formará a quarta turma de Técnicos em Administração.

Ainda nesse ano será aberto edital para o processo seletivo para os cursos de Técnico em Administração e Técnico em Contabilidade, com início das aulas previstos para o segundo semestre de 2023.
Esses cursos de formação destinam-se aos alunos que já concluíram o ensino médio e buscam profissionalização para inserção no mercado de trabalho ou promoção no mesmo. Cabe lembrar que são cursos de grande qualidade e a capacitação que viabilizam aos seus alunos, por meio de um quadro de professores com elevado grau de excelência, muito beneficiam a comunidade de Capão do Leão.
Mostrando-se sensível a essa situação, o representante maior do executivo, o Prefeito Vilmar Motta Schmitt comprometeu-se a propor um projeto de lei que cria o Polo de Educação a Distância Capão do Leão / IFSUL RS, estabelecendo suas funcionalidades, objetivos e regularização da cedência de profissionais do quadro municipal para atuarem no mesmo.
Também foi discutida a proposta de ampliação das ofertas que, além da rede ETec, que faz a oferta do ensino técnico, no polo municipal de ensino a distância, que hoje se encontra nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Elberto Madruga, a possibilidade de abrigar um polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) onde o poder executivo, em parceria com o IFSUL-RS, passaria a oferecer cursos de graduação superior à nossa valorosa comunidade.

Pelo que se percebeu nessa reunião, no que depender do Executivo, da equipe da Secretaria Municipal de Educação, da equipe do IFSul e do Coordenador de Polo, faremos o possível para tornar realidade, pois todos concordamos com um pensamento: “Educação não se faz com discurso, se faz com atitudes!”