10 AGO 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Na tarde deste dia 09 de agosto, realizou-se a 10ª Conferência Municipal Extraordinária de Assistência Social, promoção do Conselho Municipal de Assistência Social, representada por sua Presidente Nazi Medeiros, em parceria com a presente Gestão Municipal na pessoa do Prefeito Vilmar Schmidt, e de seu Vice Jeferson Antuarte.

A Conferência, abrigada no Centro para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Ambrósio Gonçalves, reuniu usuários, profissionais da área, e autoridades, numa discussão sobre o presente e o futuro da cidadania e da assistência social em nosso município, em cinco eixos temáticos, definidos por Resolução do CNAS; Com o tema, de abrangência nacional, "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos", a Conferência contou como painelista a Secretária de Assistência Social do vizinho município de Pedro Osório, Mara Regina de Castro, que versou sobre o tema principal. Destaca-se igualmente a participação da titular da SMCAS, Beatriz Sedrez, que apresentou um release (Cidadania e Assistência Social em ação no Capão do Leão), das ações de cidadania e assistência social no Capão do Leão.

Momento de grande emoção no encontro foi o in memoriam em homenagem à falecida Coordenadora do CRAS Leãozinho, Andréa Krolow Aguiar, numa clara demonstração de apreço e consideração àquela servidora.

Na Plenária Final foram apresentadas inúmeras propostas qualificadoras da política socioassistencial da cidadania e assistência social no município do Capão do Leão, nas três órbitas de gestão (local, estadual e federal).

Posteriormente tais propostas serão, em parte, encaminhadas à Gestão Local, documento atinente aos serviços socioassistenciais dentro da política municipal, bem como à Secretaria Executiva do CEAS, em preparação à 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do RS.

Por fim foram escolhidos como Delegados à 15ª Conferência Estadual do RS, pela Gestão Municipal o Servidor Sidney Rosa (presidente da Comissão Organizadora da 10ª Conferência Extraordinária do Capão do Leão), tendo como Suplente o Servidor Maicon Piske, e pela sociedade civil a Sra. Nazi Medeiros, e como Suplente a Sra. Cristina Schran Pavanato.

A 10ª Conferência Extraordinária de Assistência Social do Município ficará marcada pelo trabalho e parceria entre os quadros de servidores da SMCAS e os senhores e senhoras conselheiros do CMAS. O Capão do Leão ganha com isso.