22 AGO 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Prefeitura Municipal de Capão do Leão, através das Secretarias de Cidadania e Assistência Social e Educação, realiza atividade voltada às pessoas com idade de 50 anos ou mais.
Idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Nova União, vinculados aos CRAS Ambrósio e CRAS Leãozinho tem participado do Câmbio, uma espécie de vôlei de quadra, totalmente voltada para os idosos e acompanhada por profissionais da área de educação física.

O Câmbio é uma adaptação do voleibol tradicional que se ajusta às necessidades dos idosos, envolvendo uma quadra e uma bola de vôlei. Cada equipe é composta por nove jogadores, podendo ser do mesmo gênero ou mista. Durante o jogo, os jogadores realizam trocas (câmbio) conforme a bola é lançada por cima da rede.

O objetivo é fazer com que a bola caia no chão da quadra adversária e assim marcar pontos. Estimular a prática de esportes na terceira idade é uma das ferramentas utilizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para garantir uma rede de proteção social a todos os usuários. Por ser uma modalidade dinâmica e coletiva, o Câmbio valoriza a interação entre os participantes e a troca de experiências, sendo favorável à construção de novas amizades, por consequência, essa atividade busca gerar mais qualidade de vida por meio do esporte.

Ao participar do jogo, os idosos exploram diversas habilidades físicas e cognitivas, como agilidade, raciocínio rápido, resistência e equilíbrio. Além desses benefícios, os praticantes também podem experimentar uma redução das dores corporais, diminuição do uso de medicamentos, melhora na autoestima e redução do estresse.

As atividades do Câmbio são abertas à participação da comunidade com 50 anos ou mais e ocorrem nas manhãs de terças e quintas-feiras, às 9 horas e 30 minutos, na quadra de esportes Arena Leão. O Professor de Educação Física, Paulo Leite, supervisiona e orienta as atividades juntamente com outros profissionais da área.

Interessados em participar das atividades, podem procurar o CRAS Ambrósio Gonçalves, no bairro Jardim América ou CRAS Leãozinho, no bairro Teodósio.