Na última segunda-feira (30), o município de Capão do Leão promoveu o I Fórum do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED). O evento foi realizado no salão do SCFV do CRAS Ambrósio Gonçalves, no bairro Jardim América, e marcou um importante passo na construção de políticas públicas voltadas à inclusão e à garantia de direitos.
Com o tema principal "Formação de Crianças e Adolescentes com Deficiências para o Mercado de Trabalho: no que investir?", e o tema acessório "A inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho", o Fórum teve como objetivo incentivar a troca de ideias, promover reflexões e fortalecer ações efetivas em prol da inclusão no município.
O evento contou com a presença do prefeito Vilmar Schmitt, do vice-prefeito Jeferson Antuarte, da secretária de Assistência Social Beatriz Sedrez e de vereadores, que demonstraram apoio e compromisso com a pauta da acessibilidade e da cidadania.
Um dos destaques do encontro foi a participação de Valter Lenine Fernandes, surdo oralizado e sinalizado, doutor em História Econômica pela USP e pós-doutor pela UNIRIO. Referência nacional em acessibilidade e inclusão, Valter tem uma trajetória marcada pela atuação acadêmica e política em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Em sua fala, reforçou a importância do engajamento político e educacional para transformar realidades e garantir equidade.
A programação do fórum contou ainda com momento cultural, escuta dos participantes, leitura e aprovação do regimento da conferência e, por fim, a eleição dos novos conselheiros(as) da sociedade civil que irão compor o COMPED no período de 2025 a 2027.
O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio da Prefeitura Municipal de Capão do Leão, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS).
Inclusão se constrói com participação! Nada sobre nós, sem nós.