Na manhã da última terça-feira (2), foi inaugurado em Capão do Leão o Banco Vermelho, símbolo internacional de enfrentamento ao feminicídio e à violência de gênero. A cerimônia aconteceu em frente à Casa da Cultura Jornalista Hipólito José da Costa, na Praça João Gomes.
O Banco Vermelho é um marco pedagógico e memorial, que representa o lugar vazio deixado por mulheres vítimas de feminicídio. Originada na Itália, a campanha foi incorporada ao Brasil por meio de lei federal, incentivando a instalação dos bancos em locais públicos e privados. Pintado de vermelho — cor que simboliza o sangue derramado por essas mulheres — o banco traz mensagens de conscientização e informações sobre canais de denúncia, como o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 190 (Brigada Militar).
A inauguração contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições engajadas na defesa dos direitos das mulheres. Participaram da solenidade a juíza Michele Wouters, titular do Juizado de Violência Doméstica da Comarca de Pelotas, e o promotor de Justiça do MPRS, Décio Mota. A Prefeitura esteve representada pela secretária de Cidadania e Assistência Social, Beatriz Sedrez, pelo secretário de Cultura, Paulo Renato Miranda — que também representou o prefeito Vilmar Schmitt e o vice-prefeito Jeferson Antuarte — e pela diretora do Gabinete, Adriana Varela.
A Procuradoria Municipal Geral também esteve representada por sua equipe de advogadas. A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Capão do Leão marcou presença por meio de sua assessoria. Também estiveram presentes Eliana Francilio, representando a Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ) – seccionais RS e Pelotas, e Clarice Duarte, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) de Capão do Leão, que também representou a ABMCJ e a Rede Sul de Direitos e Garantias das Mulheres e Meninas.
Integraram ainda o ato a conselheira Simone Bayer, representando o COMDIM Capão do Leão e a Secretaria de Saúde, e Tânia Regina de Oliveira, representando o GAMP e o COMDIM Pelotas. Estiveram presentes também Gilciane Baldassari, vereadora e representante da rede de enfrentamento à violência de gênero, bem como Nazi Medeiros, representando a AJADAC e o Conselho Municipal de Saúde de Capão do Leão.
A Brigada Militar de Capão do Leão participou com o sargento Vargas e dois soldados da Patrulha Maria da Penha, além de vereadores e representantes da comunidade local.
O evento reforçou a necessidade de união da sociedade e do poder público no enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. O Banco Vermelho é um convite permanente à reflexão e um instrumento de mobilização para que todos denunciem situações de violência e atuem na construção de uma cultura de paz e equidade de gênero.