04 MAI 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
6º Etapa Regional do “Melhor Mel” foi realizado em meio às comemorações dos 41 anos de Capão do Leão
Após as etapas municipais que definiram os melhores méis de cada cidade, nesta quarta-feira (3), foi o momento de definição da 6º Etapa Regional ocorrido em Capão do Leão, em meio às comemorações de 41 anos de emancipação político-administrativas, organizado pela Emater/RS Ascar. Participaram deste evento 16 cidades da região sul.
Na categoria mel claro, o primeiro lugar ficou com a cidade de Canguçu, apicultor Wesley Correa. O segundo lugar ficou com Germano Costa, da cidade de Santa Vitória do Palmar. Já o terceiro lugar ficou com Jaguarão, Carlos Ubiratã Martins. Na categoria mel escuro, a diferença de pontos foi bem pequena. Em primeiro lugar - Silmar Hellwig, de Arroio do Padre. O Segundo lugar, foi de Morro Redondo, apicultor, Jairo Kuhn. E o terceiro lugar, de Amaral Ferrador, Carlos Leandro Padilha.
Treze jurados julgaram cerca de 60 amostras dos 16 municípios da região que participaram do evento. Houve exposição de produtos agrícolas e produtos artesanais. O Senac, através da turma de Gastronomia, preparou arroz com leite e mel que foi distribuído entre convidados. O prefeito Vilmar Schmitt, fez a abertura do evento ao lado de autoridades municipais regionais e convidados.
Dois palestrantes também participaram do evento. o extensionista Rural da Emater/Ascar-RS, Renato Cougo dos Santos, falou sobre processo de regularização de agroindústrias e o engenheiro agrônomo e professor da UFPel - drº Jerri Zanusso, expôs sobre o tema Boas Práticas Aplicável visando a qualidade do mel.
Texto: Gerson Baldassari
Foto: Rafael Dias