29 DEZ 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
PARCERIAS
EMATER/RS - ASCAR apresenta relatório de atividades ao município de Capão do Leão

Na quinta-feira do dia 29 de dezembro, a equipe da Emater/RS - Ascar se reuniu com o atual prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt, para realizar a entrega do relatório de atividades da ATERS em 2022. O encontro também serviu para o alinhamento de acertos, erros e perspectivas para o ano de 2023.

Origem e princípios

A EMATER/RS-ASCAR atua desde 1955 auxiliando no pleno desenvolvimento da agricultura familiar no estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, a instituição atende às demandas diárias de agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas e assentados em 480 municípios. Segundo a própria instituição, sua missão é “Promover o Desenvolvimento Rural Sustentável através da prestação de serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, Classificação e Certificação, em benefício da sociedade do Rio Grande do Sul.”.

Eventos realizados

Os eventos promovidos pela EMATER/RS-ASCAR se direcionam para o benefício direto de famílias envolvidas no desenvolvimento agropecuário local. Durante 2022 foram realizados 5 grandes eventos no município de Capão do Leão, sendo eles:

• Organização e realização da Segunda Edição do Concurso Municipal da Qualidade do Mel: Realizado no dia 05/05, teve como propósito estimular a atividade apícola no município, tornando a apicultura uma alternativa de renda para pequenas propriedades.

• Realização de distribuição de sementes através do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho do governo do estado: Realizado de 01/05 à 15/06, o acesso a diferentes espécies proporcionou mais possibilidades de escolha entre produtores. A partir desta ação, 35 agricultores foram diretamente beneficiados.

• Campanha de aquisição de mudas frutíferas e ornamentais: Realizado do dia 01/07 ao dia 15/08, teve como objetivo fomentar os pomares domésticos para consumo familiar e possível venda de produção excedente. Ao todo, foram beneficiadas 15 famílias;

• Realização da Festa do Agricultor: Realizado em 07/08, o evento uniu diversas comunidades locais em confraternização, resultando em lazer e boas vendas na feira de agricultura familiar;

• Campanha para aquisição de alevinos em parceria com o Laboratório de Piscicultura Amorim: Realizado de 15/10 a 30/11, o evento foi realizado com o objetivo de desenvolver a criação local de peixes para as festividades da semana santa. Como resultado, 12 famílias foram beneficiadas com a aquisição de 5000 alevinos.

Sempre em frente

O período de pandemia não conteve as atividades no campo. A safra de soja em 2022 foi considerada excelente, atingindo uma produtividade de 56 sacas/hectare. Em contraponto, a cultura de milho e a pecuária sofreram com a perda de produtividade e lucro, respectivamente. As famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente agravada pela pandemia, são as principais beneficiárias dos projetos de extensão rural.